Pelo 16º trimestre consecutivo, a HP superou as vendas de todos os outros grandes fornecedores no mercado mundial de servidores, de acordo com números do primeiro trimestre de 2006 divulgados pelo instituto de pesquisa IDC. A fabricante assumiu a primeira posição em receita total de servidores, tomando uma parcela da IBM e com um empate técnico de 0,2% de vantagem na liderança.
Segundo o IDC, a HP liderou em receita nos mercados de servidores Windows, Unix, Linux, x86, x86-64, AMD Opteron e Intel Itanium. O relatório do instituto de pesquisa destaca que a empresa conquistou participação de mercado em unidades e receita no segmento de servidores UNIX impulsionada pelo forte crescimento em sistemas high-end. De acordo com o estudo, a HP registrou crescimento de 34,6% na receita na comparação anual.
Ainda conforme a pesquisa, no segmento Windows a fabricante liderou em unidades vendidas e participação de 34,5% na receita. A diferença com o concorrente mais próximo é de mais de 12%. O mesmo ocorreu no mercado de Linux, no qual a empresa liderou tanto em receita quanto em unidades vendidas. Segundo o IDC, a HP apresentou crescimento de dois dígitos em relação ao mesmo período no ano passado. No que diz respeito ao mercado de servidores x86, no qual obteve mais 10 pontos de participação à frente do concorrente mais próximo.
De acordo com o IDC, a HP superou o crescimento do mercado mundial de servidores em receita e unidades, com o aumento respectivo de 45,9% e 37,2% na comparação anual. Os servidores HP Integrity, com processador Itanium 2, foram os primeiros colocados em receita mundial e unidades no mercado global de servidores EPIC, com crescimento de receita de 62,4% em relação ao ano passado.
No segmento de servidores x86-64, com altas taxas de crescimento, a taxa de crescimento de receita da empresa foi de 95,9%, enquanto no mercado de servidores com processadores Opteron, cresceu com o dobro da velocidade do mercado em termos de unidades e ganhou 15 pontos percentuais em participação de mercado.