Depois de quase seis meses de negociações com o Blusoft – Blumenau Pólo Tecnológico de Informática, a empresa alemã T-Systems anunciou que instalará uma unidade em Blumenau (SC). Na cidade, a empresa proverá soluções em software desenvolvidos em alemão, para atender a grandes clientes internacionas como Volkswagen e DaimlerChrysler.
A T-System adquiriu recentemente a Gedas, também de origem alemã e controlada até então pela Vokswagen, por 400 milhões de euros.
Concorrendo com empresas como IBM e EDS no desenvolvimento de software e serviços de manutenção de sistemas para grandes clientes, a T-Systems espera faturar R$ 260 milhões no Brasil em 2006.
"Em Blumenau, a T-Systems vai abrir um centro para oferecer serviços de TI sob encomenda para clientes da Alemanha. Os produtos serão desenvolvidos em alemão", informa Jeziel Montanha, presidente do Blusoft, entidade que conduziu as negociações nos últimos meses.
De acordo com Montanha, o Blusoft atua na prospecção e apoio à implantação de novos negócios na cidade através de ações desenvolvidas em conjunto com a prefeitura de Blumenau.
As negociações envolvendo a T-System contaram também com o apoio direto do prefeito João Paulo Kleinübing e do consul da Alemanha, Hans Prayon.
Ambos se posicionaram oficialmente no apoio à instalação da empresa em Blumenau, destacando as vantagens oferecidas pelo município, como a política de ISS para o software, a familiaridade com a cultura alemã de negócios e desenvolvimento e a histórica capacidade técnica da mão de obra no segmento de software.
O presidente do Blusoft, Jeziel Montanha, já agendou um encontro entre o prefeito João Paulo Kleinübing e o presidente da T-System, Massuo Uemura, previsto para dentro de duas semanas. Montanha também obteve o apoio da empresa para participação na feira Blusoft Brasil. A T-System adquiriu um estande de 100 metros quadrados para o evento e deverá fazer da feira o marco de sua estréia na região.