Estudo analisa perfil de usuários em cinco redes sociais

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    Um levantamento realizado pela E.life, especializada em inteligência de mercado e gestão do relacionamento no ambiente digital, identificou hábitos de uso da rede e costumes dos usuários das plataformas Facebook, Orkut, Twitter, Windows Live Messenger e YouTube.

    Confira:

    Facebookers

    Baseado em 1.169 questionários, a pesquisa descobriu que 45% dos Facebookers – usuários plugados no Facebook – usam as redes sociais para manter contato com amigos e familiares, enquanto 15,4% fazem isso como passatempo.

    Os Facebookers costumam acessar a internet a partir de diferentes locais: 92,6% fazem isso de casa; 41,7% do trabalho; 25% da escola e/ou faculdade, 25% da casa de amigos e/ou parentes; 15,5% de locais públicos e/ou gratuitos; e 8,3% de lan houses.

    Desktop e notebook ainda são usados por 70,2% e 60,9% dos usuários que acessam a web por meio de dispositivos móveis, respectivamente. Também são utilizados por 56,2% os celulares e/ou smartphones; 15,1% o netbook; 11,5% o tablet; 6,0% o Console; 5,5% o Ipod; e 1,6% o Blu-ray e/ou Smart TV. Além disso, 68,5% usam aplicativos para acessar o Facebook, sendo o Facebook para Android o mais popular nos celulares.

    Twitters

    De acordo com 539 questionários respondidos, 36,5% dos usuários no Twitter olham todas as atualizações que aparecem na timeline e um dos principais objetivos é o de se informar, com destaque para a busca de notícias interessantes e conteúdo profissional. Os Twitters usam o aplicativo oficial do Twitter para acessar a rede pelo celular e 34,9% deles são considerados heavy users, ou seja, ficam conectados à internet mais de 40 horas por semana.

    Os Twitters acessam a internet a partir de diferentes locais: 93,5% deles fazem isso de casa; 49% do trabalho; 27,3% da escola e/ou faculdade, 23,9% da casa de amigos e/ou parentes; 14,8% de locais públicos e/ou gratuitos; e 6,3% de lan houses.

    O uso de celulares e smartphones para login no Twitter aumentou de 44,8% em 2011 para 65,3% em 2012, sendo que 71,6% disseram, na atual edição da pesquisa, utilizar aplicativos para acessar a rede social, como o próprio app oficial do Twitter, o E-Buddy e o Tweetdeck. Os que afirmaram acessar a internet pelos desktops e notebooks foram, respectivamente, 67,7% e 69% dos entrevistados.

    Windows Live Messengers

    Com base em 453 questionários, o estudo indicou que 38,2% dos usuários do MSN, ou seja, os Windows Live Messengers, ficam conectados às redes sociais mesmo sem ver todas as atualizações.

    Dos entrevistados, 92,5% costumam navegar na internet em casa; 29,8% no trabalho; 24,3% na escola e/ou faculdade; 25,2% na casa de amigos e/ou parentes; 14,6% em lugares públicos e/ou gratuitos; e 9,9% em lan houses..

    Os desktops continuaram sendo os equipamentos mais utilizados pelos Windows Live Messengers para login (usados por 74,4% dos entrevistados), seguidos pelos notebooks (56,1%) e celulares ou smartphones (53,2%).

    Orkuters

    Baseado em 417 questionários, o levantamento apontou que os Orkuters, como são chamados os internautas cadastrados no Orkut, costumam publicar fotos ao usar as redes sociais. Ainda que apresente um volume considerável de heavy users (17,5%), os usuários desta rede social, em sua maioria (45,1%), permanecem online menos de 15 horas por semana.

    A maioria dos Orkuters (90,6%) acessa a web, principalmente, de casa, enquanto 23,5% fazem isso no trabalho; 24,9% da casa de amigos e/ou parentes; 20,4% da escola e/ou faculdade; 12,9% de lan houses; e 11% de locais públicos e/ou gratuitos. O Orkut é a rede social que teve maior proporção de acesso em lan houses.

    Em contrapartida, os Orkuters são os que menos acessam a internet por meio de smartphones e notebook, em comparação com as outras redes principais. Além disso, 62,8% disseram usar aplicativos como o Orkut para mobile e o E-Buddy para acessar o Orkut.

    YouTubers

    O estudo da E.life se baseou em 286 questionários para traçar o perfil dos usuários do YouTube, conhecidos como YouTubers. Os resultados indicaram que eles são heavy users – ficam mais de 40 horas por semana conectados à internet, assim como os Twitters – mas apenas 3,8% divulgam conteúdo próprio no site.

    Das cinco principais redes, o YouTube é a segunda com mais acessos feitos no trabalho (40,2%), perdendo para o Twitter e quase empatando com o Facebook. No entanto, o uso nas escolas e faculdades é baixo (24,5%). Em locais públicos e/ou gratuitos e lan houses, 16,8% e 9,4% dos YouTubers acessam a internet, respectivamente.

    Os desktops e notebooks continuaram sendo os equipamentos mais utilizados pelos usuários para acessar o YouTube, 73,8% e 63,6%, respectivamente. Paralelamente, a rede também apresentou grande proporção de acesso por meio de celulares e smartphones (62,5%).

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