Um novo relatório da Juniper Research concluiu que as receitas de serviços com 5G atingirão US$ 269 bilhões em 2025. Em 2019, a previsão de faturamento do setor é de US$ 851 milhões – alcançando 161% de CAGR (taxa de crescimento anual composta), ao longo do primeiro 7 anos de serviços 5G.
A pesquisa "5G Market Strategies: Oportunidades e previsões para consumidores e empresas 2017-2025", baseia-se nos dados de mercado mais recentes e leva em conta o status acelerado dos atuais desenvolvimentos de operadores e fornecedores, com lançamentos de rede esperados para 2019, um ano antes do previsto inicialmente.
A pesquisa previu que os leilões de espectro 5G e os custos de construção de infraestrutura exigiriam uma gama diversificada de estratégias para maximizar o retorno do investimento ao provedor de serviços. Esta necessidade, segundo o estudo, é agravada pela queda contínua da receita média por conexão. O estudo da Juniper prevê que a adoção de soluções de rede baseadas em software reduza os custos de investimento, permitindo que as operadoras comecem a realizar um retorno sobre o investimento já em 2024.
Além disso, a pesquisa enfatizou a importância dessas soluções tecnológicas no tratamento de casos de uso variáveis de 5G: "A virtualização de rede se tornará cada vez mais proeminente à medida que os operadores identificarem a necessidade de redução dos gastos", observou o autor de pesquisa, Sam Barker, "A adoção da tecnologia é fundamental para a ampla demandas de futuras redes 5G ".