Versão Beta da plataforma Olivia começa a ser testada no Brasil

0

A assistente financeira Olivia lança nesta semana sua versão beta no Brasil. Os convites serão liberados gradativamente para usuários que queiram testar a plataforma antes de seu lançamento oficial, previsto para o segundo semestre deste ano. Atualmente, a lista de espera para o teste do aplicativo que auxilia o usuário a economizar já ultrapassa a marca de 12 mil inscrições.

Usando inteligência artificial e economia comportamental, a robô pede permissão para acessar dados bancários dos usuários e aprender, assim, com seus hábitos de consumo. Com o uso e o tempo, a Olivia vai aperfeiçoando seu conhecimento de cada indivíduo, auxiliando-o em um planejamento financeiro pessoal. Ela chega a prever as próximas compras e encontra as melhores formas de esticar o salário e terminar o mês no azul. Ela consegue ainda dizer quanto o usuário pode gastar todo dia, sugere investimentos e até faz recomendações personalizadas de como economizar. Todas as conexões são criptografadas e as pessoas podem escolher a que tipo de dados a Olivia pode ou não ter acesso. 

Fundada por dois brasileiros no Vale do Silício há quatro anos, a Olivia surgiu da crença de que o ser humano não foi projetado para pensar em dinheiro. De acordo com o mais recente relatório Global Investor Pulse, conduzido pela BlackRock em 13 países, o dinheiro foi apontado como a principal causa de estresse no Brasil, à frente do trabalho e da família. "Nossa ideia é construir um futuro em que as pessoas não tenham mais que se preocupar com dinheiro", afirma Lucas Moraes, cofundador da startup ao lado de Cristiano Oliveira. "Queremos ajudar os brasileiros a fazer mais com seu dinheiro, assim como já acontece com os americanos." 

Desde o começo do ano, a tecnologia da Olivia já vem sendo utilizada pelas plataformas de parceiros como XP e Banco Votorantim. Ao mesmo tempo, uma rede de amigos e familiares pôde experimentar a versão Alfa do robô no Brasil, que já aprendeu com mais de 1 bilhão de transações financeiras. Ao todo, mais de 500 mil pessoas já interagiram com a Olivia e tiveram benefícios como poupar sete vezes mais do que antes. "Com mais dinheiro no fim do mês, os usuários podem pagar dívidas, investir e viver o que realmente importa para elas", conclui Moraes. No Brasil, a versão Beta partirá rodando com dois grandes bancos. Os demais serão integrados até o lançamento oficial.

Os interessados devem se inscrever pelo site (www.olivia.ai/br). O aplicativo é gratuito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.