A Logicalis anuncia parceria na América Latina com a Zippin, fornecedora de tecnologia checkout-free, para a implementação e desenvolvimento de soluções de lojas autônomas. Com a aliança, a Logicalis adiciona a oferta ao seu portfólio tecnologia baseada em inteligência artificial (IA), que combina cognição visual com aprendizado de máquina para entender ações e comportamentos do consumidor no mundo real e digitalizá-los.
Para entrar em uma loja com tecnologia Zippin, os consumidores selecionam um cartão de crédito ou digitalizam um código QR no aplicativo e facilmente escolhem o que desejam. O software de IA identifica automaticamente os itens retirados ou devolvidos às prateleiras – usando câmeras e sensores suspensos – e cria um carrinho de compras virtual para cada cliente. Assim, estes podem pegar os produtos que desejarem e sair sem precisar passar pelo checkout, pois as compras são cobradas automaticamente no cartão de crédito.
Com a abordagem multimodal da Zippin é possível obter a maior precisão, mostrando a localização de qualquer mercadoria dentro da loja, mesmo que esteja dentro do carrinho de compras do cliente. Além disso, os varejistas podem entender a jornada do usuário com dados que mostram exatamente quais produtos foram comprados ou com quais mercadorias o comprador teve interação, juntamente com níveis de estoque e relatórios de mapa de calor. Eles também poderão alocar o pessoal do caixa para outras funções e ainda ter 83.300 horas economizadas eliminando as filas de pagamento, o que também ajudará na otimização dos custos operacionais da loja, aumentando as margens do lojista.
Os clientes, por outro lado, podem ter uma experiência agradável e sem tumulto, o que é especialmente importante para locais de atendimento rápido, como estádios e aeroportos. Nas 50 lojas em todo o mundo onde foi implementada, a solução da Zippin reduziu o tempo de mais de 20 minutos para um comprador obter bebidas, para segundos, apenas eliminando a fila do caixa.
As duas empresas já implantaram soluções sem checkout em quatro lojas de um grande varejista brasileiro e planejam expandir para várias outras empresas no Brasil e em outros países da América Latina.