A Totvs, maior fabricante brasileira de software de gestão empresarial, encerrou o segundo trimestre deste ano com lucro líquido de R$ 60,4 milhões, o que representa uma queda de 5,6% na comparação trimestral anual. No acumulado dos últimos 12 meses, porém, o crescimento do lucro foi de 10,6%, totalizando R$ 268,5 milhões.
Já receita líquida da companhia subiu 2,7% no período, totalizando R$ 451,4 milhões. Essa expansão reflete também o aumento de 8,8% na receita recorrente, que somou R$ 281,9 milhões no. No acumulado de 12 meses, o crescimento da receita recorrente foi de 9,9%, alcançando R$ 1,09 bilhão, e o da receita líquida de 5,7%, totalizando R$ 1,8 bilhão.
A geração de caixa medida pelo Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) encerrou o segundo trimestre em queda de 3,5%, atingindo R$ 107 milhões. No acumulado de 12 meses, o Ebtida somou R$ 433,4 milhões, 0,6% acima do ano anterior.
A receita da Totvs foi impulsionada pelo aumento de 19% no modelo de venda de software por subscrição, no qual o cliente paga por uma assinatura mensal, em vez de comprar uma única licença de uso. A receita com subscrições foi de R$ 32,1 milhões no período.
Segundo o informe de resultados, a estratégia da empresa de oferecer software como serviço resultou, ainda, na conquista de 899 novos clientes, representando um aumento na base de 32,4%, em relação ao mesmo período de 2014, e respondendo por 64% do total de novos clientes no período. A receita mensal de subscrição gerada por esses novos clientes foi de R$ 686 mil, valor 177% superior ao adicionado um ano antes.
Outro ponto de destaque no período foi a geração operacional líquida de caixa, que cresceu 16,4%, frente ao segundo trimestre de 2014, totalizando R$ 91,5 milhões. Na soma dos últimos 12 meses, o valor chegou a R$ 369,3 milhões, um aumento de 31,4%. Já o caixa da companhia encerrou o trimestre com quase R$ 697 milhões, mesmo a companhia tendo pago R$ 124 milhões em dividendos referentes ao exercício de 2014.
"Esse foi um trimestre difícil para a maioria das empresas brasileiras. Porém, em épocas como essa, a necessidade de se buscar mais eficiência, competitividade, produtividade e redução de custos se intensifica, e a tecnologia pode ser um fator decisivo para o atingimento desses objetivos. Nós temos tecnologia, conhecimento de negócio e uma capacidade de distribuição e capilaridade que ninguém possui, além de uma base de clientes enorme em 10 segmentos. Essas características nos credenciam para seguir em frente e ajudar nossos clientes a se tornarem mais competitivos nesse momento atual da economia", destaca Rodrigo Kede, diretor-presidente da Totvs.