A Sanofi, multinacional farmacêutica, desenvolveu um projeto global de digital workplace para modernizar e tornar mais ágil e seguro o ambiente de trabalho dos seus mais de 100 mil funcionários, distribuídos em mais de 100 países.
"Temos um master service agreement global com a NTT Ltd., que nos fornece equipamentos e suporte, quando necessário. Essa parceria é fundamental para nós, porque se o fornecedor não estivesse alinhado com a nossa estratégia, esse projeto não seria viabilizado em um tempo tão curto e com a qualidade apresentada", explica Márcio Magalhães, Global Head de ITS Workplace Services Delivery da Sanofi no Brasil.
No Brasil, o projeto contou com o apoio da subsidiária brasileira da NTT Ltd. e envolveu a mudança de sede da Sanofi, em São Paulo, que foi substituída de cinco diferentes locais para um prédio único, ocupando nove andares ao todo. A ida para o novo escritório foi feita em seis meses e sem parada nas operações. Além de todos os aparelhos de rede e de comunicação, a NTT Ltd. também foi responsável por fornecer os produtos do data center externo da companhia, onde ficam os equipamentos mais críticos que servem ao prédio.
"Transformamos a nossa rede e substituímos todos os nossos aparelhos. Não há mais cabeamento, 100% dos nossos colaboradores trabalham via wi-fi. Dentro desse novo contexto, promovemos a integração entre os ambientes físico e digital, geramos uma comunicação mais ágil e segura, e proporcionamos uma melhor experiência de vídeo e voz para os funcionários", complementa Magalhães.
Segundo o executivo, a nova realidade digital da empresa permite aos colaboradores fazer reuniões via call ou videoconferência com mais facilidade, sem falhas ou interrupções; agendar reuniões online; compartilhar telas e arquivos com mais segurança e realizar ligações com mais qualidade. "O objetivo é que todos vivam a transformação digital na prática, contribuindo para tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo, fazer o processo mais dinâmico e eficiente, e agregar mais valor à Sanofi por meio de recursos tecnológicos que promovam a inovação".
Por meio de uma pesquisa interna, o nível de satisfação entre os usuários da Sanofi saltou de 59% para 91% desde o início do projeto. "Isso tem muito a ver com os benefícios da tecnologia, com o fato dela empoderar os colaboradores e proporcionar um ambiente de trabalho mais veloz, dinâmico e seguro", finaliza.
A Sanofi tem presença em mais de 100 países e apresentou 34,5 bilhões de euros em vendas globais em 2018. A multinacional anunciou investimentos de 6 bilhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento até 2021 e conta com mais de 15 mil colaboradores com foco em inovação. A operação brasileira está entre as 10 maiores globais, representa 1/3 dos negócios da companhia na América Latina, é sede da maior plataforma industrial fora da Europa, exporta para 30 países e teve 1,023 bilhão de euros em faturamento em 2018.