Mercer cria programa de consultoria para apoiar startups em gestão de talentos

1

O setor de startups fechou 2020 com investimentos de cerca de R$ 20 bilhões, mostrando resiliência em um ano bastante desafiador para a economia em geral, de acordo com dados da empresa de inovação aberta Distrito. Na verdade, a pandemia obrigou muitas empresas a adotarem a digitalização de processos e as startups acabaram tendo papel crucial nessa adaptação. Para ajudar o segmento nessa fase de crescimento acelerado, a Mercer lança uma série de ofertas voltadas exclusivamente para as startups.

Desenvolvidos com metodologia ágil, os serviços incluem o desenho de planos de cargos e salários, estratégias de curto e longo prazo, planos de incentivo para a força de vendas e outras estratégias de premiação que fazem parte do pacote de remuneração dos funcionários de startups. Para Joaquim Patto, diretor da Mercer Brasil, a disputa pelos melhores talentos e o interesse em captar investimentos ou abrir o capital fazem com que as startups procurem a expertise de consultorias como a Mercer para promover a profissionalização da gestão de seus recursos humanos.

"À medida que crescem e ganham maturidade, as startups precisam de suporte para atrair e reter os profissionais mais inovadores e qualificados. Para isso, é necessário que as recompensas – principalmente os incentivos de longo prazo – estimulem a construção de uma parceria entre os profissionais e a startup, visando seu crescimento futuro", explica o consultor.

Metodologias e valores personalizados

Os serviços ofertados pela Mercer para atender ao mercado de startups foram concebidos levando em conta as particularidades dessas empresas jovens, inovadoras e com modelos de negócios não tradicionais. "Desenvolvemos novas metodologias para esse contexto. Processos que normalmente levariam de três a seis meses em grandes multinacionais agora podem ser realizados em duas semanas", afirma Patto. "Os custos são adequados à realidade das startups, pois demandam menos horas de trabalho, já que é possível reunir ao redor de uma mesa todos os que têm poder de decisão".

Uma das primeiras startups a utilizar o novo serviço da Mercer foi a Semantix. Já subiu de patamar e hoje é uma das referências no país em Big Data, Analytics e Inteligência Artificial. "Somos uma empresa de alta tecnologia e nosso principal desafio no início era atrair e manter talentos. Contar com o apoio da Mercer, no desenvolvimento de um projeto que contemplasse a atração, desenvolvimento de pessoas e plano de retenção foi fundamental nessa jornada. Esse suporte tem sido fundamental para o sucesso da empresa. Temos orgulho de ser uma das primeiras companhias do programa", conta Leonardo Santos, CEO e fundador da empresa.

Segundo Santos, essa jornada na atração e gestão de pessoas é mais simples para empresas conhecidas e tradicionais do mercado, mas acaba não sendo uma realidade para empresas recém-estabelecidas. "Contar com a experiência da Mercer faz diferença para se estabelecer, desenvolver e seguir um bom caminho para companhias que buscam crescer, atrair investidores, abrir capital e, quem sabe, virar unicórnios", conclui.

Além de implementar novos processos e formatos de trabalho, a Mercer utiliza seu profundo conhecimento sobre as melhores práticas de RH e as estratégias de remuneração em vigor no mercado para recomendar aquelas que fazem mais sentido para a realidade do negócio de cada startup.

"A profissionalização da gestão de pessoas e o desenvolvimento de uma estrutura de governança sólida é fundamental para essas jovens e promissoras empresas que desejam receber aportes e ganhar projeção internacional", finaliza Patto.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.