Volume de ataques DDoS bloqueados pela Radware aumentou mais de 40%

0

A Radware, provedora de soluções de segurança cibernética e fornecimento de aplicações, anunciou os resultados do seu Relatório de Ataques DDoS do segundo trimestre de 2021. O relatório revelou que o volume de ataques de negação de serviço (DDoS) bloqueados no segundo trimestre aumentou mais de 40% em comparação com o mesmo período de 2020. As empresas tiveram que detectar e bloquear, em média, quase 5 mil eventos maliciosos e um volume de 2,3 TB por mês durante o segundo trimestre de 2021.

O volume de ataques também foi diferente entre regiões. Para se ter uma ideia, nos primeiros seis meses de 2021, uma empresa localizada nas Américas ou na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) teve que repelir, em média, o dobro do volume em comparação com uma empresa localizada na Ásia-Pacífico (APAC). As Américas e a EMEA foram responsáveis por cerca de 80% do volume de ataques bloqueados durante o mesmo período.

Segundo a Radware, os casos de campanhas de extorsão DDoS e ataques-relâmpago DDoS cresceram durante o período. Para se ter um exemplo, houve até um grupo hacktivista que atacou organizações financeiras no Oriente Médio. A Radware destaca que os resultados de seu relatório devem servir como um lembrete para as empresas de que nenhuma está imune a ser um alvo.

Tecnologia no topo dos setores mais atacados

De acordo com o relatório, o setor mais atacado no trimestre foi o de tecnologia, com média de quase 3 mil ataques por empresa, seguido pelo de saúde (2 mil ataques) e finanças (1,3 mil ataques). Os setores de varejo, comunicações e telecomunicações tiveram em média 600 a 1 mil ataques por empresa.

Em termos de volume bloqueado, o varejo registrou os maiores volumes no segundo trimestre, seguido por jogos, telecomunicações e tecnologia, com segundo, terceiro e quarto maiores volumes bloqueados, respectivamente.

Já os ataques-relâmpago mais notáveis tiveram como alvo empresas de finanças e tecnologia. Esse tipo de estratégia de DDoS usam disparos curtos repetidos de ataques de alto volume e foram particularmente agressivos em sua amplitude (tamanho do ataque) e frequência (número de disparos por unidade de tempo).

Um ataque apresentou vários disparos consistentes de 80 Gbps, com duração de dois a três minutos e repetidos a cada quatro minutos. Isso resultou em 12 disparos de ataque de 80 Gbps em um intervalo de tempo de 45 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.