Google Brasil vai passar a responder pelo Orkut

0

O Google Brasil anunciou nesta quarta-feira (5/9) que vai passar a responder, a partir da próxima semana, como procurador de sua matriz, o Google Inc., com sede nos Estados Unidos. Nos últimos anos, as autoridades brasileiras enfrentaram dificuldades para entrar em contato com o Google Inc. quando precisaram obter informações sobre crimes no Orkut.

"Os dados continuarão sendo armazenados nos EUA, mas isso vai agilizar o processo de identificação dos responsáveis pela publicação dessas informações", afirmou o diretor geral do Google Brasil, Alexandre Hohagen.

A iniciativa mostra uma mudança de postura da empresa, acusada de dificultar a punição de crimes cometidos via internet. A subsidiária brasileira sempre alegou que não poderia repassar dados solicitados pela Justiça, porque as informações estavam nos servidores do Google Inc. nos EUA. Por isso dizia que as solicitações deveriam ser feitas à matriz, o que atrasava a obtenção dos dados solicitados pelas autoridades.

O Google Brasil também anunciou que dará a diversas organizações não-governamentais os mesmos privilégios que têm a Polícia Federal e seis Ministérios Públicos no Orkut. Com isso, as denúncias sobre crimes ligados aos direitos humanos feitas por ONGs terão prioridade em relação àquelas feitas pelos demais internautas.

As ONGs serão selecionadas pelo Google em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net). Cada uma delas terá acesso a um login e senha especial para o Orkut, que oferece esse canal de denúncias não disponível aos usuários "comuns" do site.

As parcerias começarão a ser feitas imediatamente, segundo a empresa. No entanto, ainda não há um número de organizações definidas, mas a prioridade será dada a entidades ligadas à proteção de crianças, como Safernet e Unicef.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.