A AdMob, plataforma de publicidade móvel adquirida pelo Google no ano passado por US$ 750 milhões, transferirá todo seu inventário de sites móveis para o AdSense, sistema de publicidade digital da empresa. O movimento tem como objetivo separar a atuação das duas plataformas, deixando a AdMob restrita ao universo de publicidade em aplicativos móveis. O anúncio foi feito pelo diretor de gerenciamento de produtos na área de mobile ads do Google, Clay Bavor, em seu blog. No texto, o executivo justifica a estratégia: "alguns clientes nos perguntavam se era melhor usar a AdMob ou o AdSense, já que havia uma sobreposição entre os dois serviços". A AdMob continuará a prover anúncios em sites WAP somente até o dia 30 de setembro. Os anúncios em sites para smartphones touch screen serão mantidos por um pouco mais de tempo, para que os clientes possam fazer a transição com calma.
A AdSense é a plataforma do Google para web em geral. Com a mudança, anunciantes poderão trabalhar melhor campanhas que mesclem sites tradicionais e suas versões para visualização em celulares. Por outro lado, a decisão do Google acirra a separação entre a internet dos apps e aquela dos sites. Resta ver se outras adnetworks seguirão o mesmo caminho.