Telefónica prepara IPO parcial da Telxius

0

O grupo espanhol Telefónica confirmou nesta segunda-feira, 5, a intenção de fazer uma oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) parcial para a subsidiária de infraestrutura Telxius, antiga Telefónica International Wholesale Services (TIWS). Em fato relevante enviado à Comisión Nacional Del Mercado de Valores da Espanha (CNMV), a empresa disse prever a oferta para o segundo semestre de 2016, a depender de aprovação do prospecto pela CNVM.

A ideia é que a Telxius tenha ações negociadas nas bolsas espanholas (Barcelona, Bilbao, Madri e Valencia) e com o "Mercado Continuo", o qual elas formam. A Telxius deverá ter pelo menos 25% do capital sendo negociado, que é o mínimo exigido pelas leis locais para admissão e cotação. Isso permitirá à Telefónica manter sua participação majoritária imediatamente após a oferta.

Segundo a própria companhia espanhola, a Telxius conta hoje com uma carteira de 16 mil torres de serviço móvel na Espanha, Alemanha, Brasil, Peru e Chile. Além disso, presta serviços de co-location em torres. A empresa gera vários ativos de telecomunicações do grupo, incluindo os cabos submarinos SAM-1, que liga EUA à América do Sul; e o BRUSA, que ligará Brasil aos EUA (passando por Porto Rico) e deverá ser ativado em 2018. No mundo todo, a subsidiária opera com infraestrutura de 65 mil km de fibra, dos quais 31.265 km são próprios, além de 71 pontos de presença em 19 países. A Telxius registrou receita de 691 milhões de euros em 2015, com resultado operacional pro-forma antes de amortização (OIBDA, na sigla em inglês) de 323 milhões de euros.

As entidades coordenadoras globais e bookrunners da oferta serão o Banco Bilbao Viscaya, CaixaBank, Goldman Sachs e J.P. Morgan Securities. A transação terá ainda como bookrunners o BNP Paribas, Citigroup, HSBC, Mediobanca, Santander e UBS. Atuarão como asseguradoras Fidentis Equities, Intesa Sanpaolo, Mizuho Bank, NMÁS 1 Equities, Roual Bank of Canada, Banco de Sabadell e Société Générale.

A oferta não foi surpresa – desde o primeiro semestre, havia estimativa de que a companhia pudesse levantar entre 4 bilhões e 5 bilhões de euros. Em junho, a Telefónica aumentou o capital social da Telxius no montante de 162,440 milhões de euros, além de ter ampliado o capital social da Telxius Torres LATAM, divisão de ativos na América Latina (incluindo o Brasil), e da Telxius Cable España, para a infraestrutura na sede espanhola, em 5 milhões de euros cada.

Reino Unido

Em outro fato relevante também enviado à CNVM nesta segunda-feira, a Telefónica anunciou que está "considerando várias opções estratégicas" para a subsidiária britânica O2 UK. A empresa, que mantém ainda controle acionário após tentativa de venda barrada pela Comissão Europeia, diz que também pensa em uma IPO "potencial". Sem dar maiores detalhes, a empresa afirma que o "trabalho preparatório para conexão com tais opções estratégicas já foi iniciado".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.