As empresas investem em muitos sistemas para impulsionar a cadeia de suprimentos: sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS), sistemas de gerenciamento de transportes (TMS), sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) e uma miríade de outras soluções.
O compartilhamento de dados e a automatização de processos entre sistemas permite que os processos interdepartamentais da cadeia de fornecimento sejam otimizados, aumentando a eficiência operacional e proporcionando uma experiência superior do cliente.
A integração de dados pode ser o diferencial que permite às empresas melhorar processos para aumentar a eficiência. Por exemplo, imagine um sistema ERP que receba pedidos de venda eletronicamente do sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), processando pedidos e agendando entregas automaticamente e enviando informações atualizadas de estoque e entrega de volta ao sistema CRM.
Com a automação e a integração entre os diferentes sistemas, pode haver uma entrega mais rápida dos pedidos, custos reduzidos e maior satisfação do cliente.
Aqui estão sete exemplos de como os dados integrados podem introduzir novas eficiências na cadeia de suprimentos:
Relatórios abrangentes em tempo real: dados integrados permitem que os profissionais tomem decisões com base em uma visão abrangente e precisa das atividades relacionadas à cadeia de suprimentos em toda a organização (por exemplo, vendas, marketing, gerenciamento do ciclo de vida do produto, produção, armazenagem, compras, finanças e transporte). Por exemplo, um centro de distribuição pode apontar para ter uma alta taxa de preenchimento, mas se o custo de cumprir os pedidos for muito alto, isso sabotará as metas de margem de lucro. Uma visão abrangente de todas as atividades garante que os pedidos sejam entregues da maneira mais econômica e efetiva.
Previsão de demanda mais precisa: obter dados de vendas atualizados em seu ERP pode resultar em pedidos mais precisos de matérias-primas, levando a entregas mais eficientes, a uma melhor satisfação do cliente e a melhores margens devido aos custos reduzidos de transporte e inventário.
Personalização das cadeias de suprimentos: as empresas podem inadvertidamente sobrecarregar alguns clientes, excedendo as expectativas, ao mesmo tempo em que proporcionam serviços menos satisfatórios para clientes estratégicos ou de alto volume. A integração de dados entre seus sistemas CRM e ERP pode permitir que você crie cadeias de fornecimento dedicadas de acordo com o acordo de nível de serviço (SLA) de um cliente, fornecendo o máximo de valor ao menor custo possível.
Elimine a lacuna da agilidade vs precisão: todos os custos da cadeia de suprimentos precisam ser analisados ??em conjunto em uma imagem unificada para que os objetivos operacionais possam atender aos valores corporativos e à imagem da marca. Por exemplo, a empresa pode optar por movimentar o inventário ao menor custo possível, movimentar os bens da maneira mais rápida possível, independentemente dos custos, ou ter a maior qualidade possível de atendimento ao pedido com nenhum erro. Ter o custo de dados e variáveis juntos em um sistema, permite uma análise fácil de trade-off.
Ter o status de transportador preferencial: uma empresa que integra seu ERP com seu sistema de gerenciamento de armazéns e seu sistema de gerenciamento de pátios (YMS) para permitir tempos de permanência curtos e longos prazos de entrega, pode ganhar um status de "transportador preferencial" e ter uma capacidade maior de preencher sua capacidade operacional porque as operadoras gostam de trabalhar com empresas que aumentam sua eficiência.
Controle total sobre os compromissos financeiros: o controle e visibilidade durante todo o ciclo de vida de uma transação – desde a aprovação da compra até o pagamento final da fatura, fornece uma visão completa do fluxo de caixa e dos compromissos financeiros. A integração das funcionalidades de compra às funcionalidades de pagamento permite que os sistemas ERP se estendam aos documentos finais para confirmar que os bens foram recebidos e assinados, antes que as faturas sejam pagas.
Melhorar o gerenciamento de produção: o PLM tem como objetivo gerenciar o desenvolvimento de um produto e o ERP tem como objetivo gerenciar o planejamento de recursos para a produção. Faz sentido garantir que os sistemas estejam totalmente integrados.
Uma vez que o design se desenvolveu até um ponto em que os recursos precisam ser gerenciados para produzir o produto, um sistema ERP deve ter a capacidade de importar os dados mais atualizados de produtos e compartilhar com os departamentos necessários para assegurar um planejamento financeiro preciso. As empresas que integram dados e processos em vários sistemas de negócios podem otimizar suas cadeias de suprimentos e oferecer aos clientes o melhor serviço possível desde o pedido até a entrega.
A integração de dados e a integridade dos dados em toda a organização são requisitos para a eficácia e recursos geridos eficientemente. Uma infra-estrutura de TI subjacente altamente adaptável que permite que dados e processos sejam compartilhados entre os sistemas de TI de uma empresa podem manter a cadeia de suprimentos funcionando com um nível de desempenho superior.
Glenn Johnson, vice presidente Sênior da Magic Software Enterprises Americas.