Ascensão do mercado de TI e a profissão de desenvolvedor

0

A chegada da pandemia acelerou o processo de digitalização de muitas empresas. Com isso, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) ganhou ainda mais destaque no processo de transformação digital, exigindo a figura de um profissional imprescindível para a criação de soluções em diferentes áreas de negócios, o desenvolvedor.

Dados da Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – revelam que o mercado de TI deve criar 420 mil novas vagas até 2024, porém, estima-se que, até lá, 150 mil vagas não sejam preenchidas por falta de pessoas qualificadas. Segundo a entidade, as instituições formam, por ano, 46 mil pessoas com perfil tecnológico, o que ainda é insuficiente, gerando um déficit de 24 mil especialistas anualmente.

O resultado do trabalho de um desenvolvedor está em plataformas que utilizamos no dia a dia, como sites, e-commerces, aplicativos, jogos, aulas online, entre outras. Para o desenvolvimento de todas essas tecnologias e recursos de software existentes, há um profissional envolvido, qualificado, que se dedicou horas escrevendo códigos que podem ser lidos por um computador, para chegar no resultado que conhecemos como o ideal.

Isso porque, a profissão requer horas de prática, de alinhamento de projetos, resolução de problemas para, enfim, realizar essa entrega. Esse profissional deve estar em constante aprimoramento, pois o mercado de TI muda constantemente, com atualizações de programas, novas linguagens e recursos, exigindo uma soft skill – habilidade comportamental – que eu costumo recomendar o tempo todo, que é 'aprender a aprender'.

Essa disposição voltada para a aprendizagem é fundamental ao 'dev' [sigla do inglês 'developer'], para que ele consiga se diferenciar no mercado. Além dessa, vale aprimorar a comunicação, para repassar informações relevantes com clareza. É importante também saber trabalhar em equipe, atuando de forma colaborativa e integrada. Quando essas habilidades são bem desenvolvidas, certamente o profissional apresentará uma boa performance. 

Além da demanda do mercado com previsão de vagas nos próximos anos, aceleração da transformação digital e a gama de oportunidades em diversos nichos de negócios para os devs, o salário, que está entre os mais altos do mercado de trabalho como um todo, é outro grande atrativo para seguir carreira nessa profissão.

Para 2020, a faixa salarial no Brasil está entre R$ 4 e R$ 15 mil, dependendo do nível de conhecimento do profissional, segundo levantamento realizado pela Geekhunter, plataforma de vagas para programadores e desenvolvedores. A pesquisa, que também considerou outros buscadores de emprego como referência, descobriu que, mesmo com a pandemia, o setor de TI foi considerado um dos menos afetados.

Daniel Kriger, cofundador e CEO da Kenzie Academy Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.