A Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo, registrou, durante os primeiros oito meses de 2023, um aumento de 41% em transações via PIX em relação ao mesmo período de 2022. Esse crescimento levou a um total de mais de R$ 2 bilhões em valor transacionado por meio do QR Linx, solução da companhia que centraliza e integra pagamentos de carteiras digitais e PIX. Comparado com 2021, primeiro ano que o PIX passou a ser utilizado integralmente, o número é ainda mais impressionante, com crescimento na ordem de 98%.
Ao considerar a quantidade de transações, a empresa registrou um aumento de 199% em relação à mesma base comparativa. Segundo Michele Zitune, diretora executiva da Linx Pay Hub, "o PIX ganhou o gosto do brasileiro por ser uma maneira rápida e segura de fazer uma transação. Segundo informações do Banco Central, o Brasil possui hoje cerca de 408 milhões de chaves ativas, números que corroboram com os resultados que tivemos com a nossa base".
Michele ainda explica que as transações realizadas via PIX por meio do QR Linx são remuneradas pela Companhia e facilitam a gestão, pois, devido à conciliação automática, o varejista aprova o pagamento em tempo real, sem ter que acessar o internet banking para confirmar se o valor entrou na conta. Além disso, os varejistas também ficam menos expostos a golpes e reduzem sua taxa de inadimplência.