A American Tower comemora o quinto aniversário de sua rede neutra IoT LoRaWAN no Brasil. Desde o lançamento da solução, mais de 12 bilhões de mensagens foram transmitidas por meio da infraestrutura compartilhada, com abrangência a todas as capitais e ao Distrito Federal.
O número de mensagens transmitidas cresceu 140% em relação ao ano passado, quando a companhia havia chegado a 5 bilhões de mensagens. O ecossistema IoT Labs criado e mantido em uma parceria da American Tower com a Everynet possui, atualmente, cerca de 300 soluções na América Latina, abrangendo áreas como iluminação pública, medição de gás e água, rastreamento de ativos e cidades inteligentes.
O crescimento por vertical tem alcançado índices expressivos e segue posicionando a American Tower como referência em parcerias que envolvam soluções voltadas para Internet das Coisas. Desde 2022, a empresa registrou um crescimento de 54% dentro da vertical de iluminação pública com uso da rede neutra IoT LoRaWAN. Além disso, houve um aumento de 11 vezes na medição remota de gás e água, em comparação a 2019, e um aumento de 5 vezes na vertical de rastreamento.
Neste mês, a American Tower alcançou a marca de 1 milhão de dispositivos habilitados para a rede, com foco na entrega de valor agregado em soluções. Para a empresa, o futuro estará muito atrelado ao conceito de Internet de Valor, onde a conectividade é apenas uma parte das soluções ofertadas e precisa estar alinhada às necessidades do mercado.
Soluções que geram economia e eficiência
No ano passado, a American Tower iniciou a implantação de soluções para digitalização de iluminação pública (iP) em Recife, em parceria com a BottomUp, empresa brasileira que desenvolve e fabrica devices de IoT. Inicialmente, foram instalados 10 mil dispositivos pelas ruas centrais do município e, neste ano, o projeto já expandiu para 50 mil luminárias inteligentes instaladas. Até 2024, mais de 100 mil dispositivos devem estar em funcionamento.
Essa implantação torna possível a comunicação das luminárias com a plataforma de telegestão de IP, em qualquer local do território do município, sem a necessidade de instalação de rede própria.