ECA/USP testa versão brasileira de índice de satisfação do consumidor usado nos EUA

    0

     

    Tem início neste mês de novembro a pesquisa que resultará no Índice Brasileiro de Satisfação do Cliente (BCSI), que deverá auxiliar as empresas a mensurar o impacto da satisfação dos clientes nos seus rendimentos.

    O BCSI foi lançado há cerca de um mês pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom) da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), em parceria com as Universidades de Michigan e Nova de Lisboa e a Qmetrics, empresa portuguesa de consultoria, gestão e avaliação da qualidade e da satisfação.

    Já conhecido nos Estados Unidos, onde é aplicado desde 1994 (denominado American Customer Satisfaction Index – ACSI), o índice foi adaptado ao contexto brasileiro, onde focará os setores de telefonia fixa e móvel, bancos e televisão por assinatura. Os primeiros resultados da pesquisa estão previstos para fevereiro de 2013.

    Mitsuru Yanaze, coordenador do Ceacom, explicou ao Jornal do Campus (ECA/USP) que a inovação do índice está no fato de permitir comparação entre diferentes empresas e setores, uma vez que os índices são todos convertidos para uma métrica comum, que mede a satisfação de 0 a 100.

    De acordo com o especialista, a pesquisa consiste de um questionário de 30 perguntas feitas por meio de telefonemas aleatórios aos clientes de cada  empresa participante. A amostra representa pelo menos 60% de cada setor.

    Empresas participantes financiam a pesquisa e têm acesso aos relatórios finais detalhados. Outras empresas pesquisadas terão acesso às mesmas informações que serão disponibilizadas ao público geral, incluindo rankings e nome da melhor empresa em cada variável pesquisada.

    Com informações do Jornal do Campus (ECA-USP)

    Serviço
    Índice Brasileiro de Satisfação do Cliente (BCSI)
    Processo de adesão para bancos e serviços de telefonia
    Informações e inscrições: Qmetrics Brasil (11) 5504-1994

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.