Quase dois anos e meio depois de assumir o comando da Cisco no Brasil, Rodrigo Dienstmann deixará a empresa na próxima sexta-feira, 13. O executivo estava na fabricante de equipamentos de rede há mais de oito anos. Nesse período, ocupou importantes cargos, como o de diretor de vendas dos segmentos de operadoras e de empresas de grande porte.
Dienstmann tem mais de 20 anos de experiência na indústria de telecomunicações e um profundo conhecimento do mercado brasileiro, com passagens pela operadora Oi, como diretor na área de mercado, e como vice-presidente da GVT, além de outras posições executivas na Intelig, Iridium Sudamérica e Siemens Telecom.
Rumores do mercado dão conta que o executivo irá assumir um cargo importante na Telefônica/Vivo, que em maio deste ano concluiu a compra da GVT da francesa Vivendi, em uma negociação que envolveu o pagamento de 4,6 bilhões de euros mais uma troca de ações que envolvia parte do capital da companhia espanhola na Telecom Itália, que controla a TIM no Brasil.
Dienstmann é graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná, e possui MBA em Administração de Negócios pelo IBMEC-RJ.
Em comunicado, a Cisco confirmou a saída do executivo e informou que Jordi Botifoll, presidente da Cisco América Latina, assumirá o comando da operação no Brasil até que um novo líder seja nomeado. "O plano de sucessão vai garantir uma transição tranquila para os nossos clientes. Enquanto isso, vamos continuar a ajudar nossos clientes a alcançar seus resultados, auxiliando-os na resolução de seus problemas e assegurando que sua experiência com a Cisco seja confiável e consistente", diz a nota.
Procurada por este notíciário, por e-mail, a Telefônica/Vivo ainda não havia retornado o pedido para comentar o assunto.
Notícia atualizada às 15h08.