A Quod, a nova empresa gestora de bases de dados para o cadastro positivo, e a Cignifi, uma fintech americana, anunciaram uma parceria com potencial de melhorar significativamente o acesso aos serviços financeiros para milhões de consumidores que não são servidos adequadamente pelo sistema financeiro no Brasil.
As empresas vão lançar em parceria a primeira plataforma online de análise de crédito, marketing, prevenção a fraude e analytics para consumidores não bancarizados e pequenas e médias empresas (PME) usando dados alternativos de operadoras de telecomunicações com inteligência artificial e ferramentas proprietárias de machine learning.
A Quod e a Cignifi estão em conversas adiantadas com operadoras e varejistas para trazer esta plataforma ao mercado. Combinando a nova abordagem da Quod para os scores de crédito com dados do cadastro positivo, a plataforma será capaz de analisar consumidores e pequenas empresas para terem acesso a uma ampla gama de produtos e serviços financeiros e ao mesmo tempo ampliar o mercado para quem oferta crédito.
"A missão da Quod é conectar consumidores e negócios de uma forma totalmente nova. Aproximadamente 30% dos consumidores brasileiros não são bancarizados, então nós precisamos de uma abordagem inovadora, segura e comprovada para trazer estes consumidores ao mercado de crédito e, ao mesmo tempo, reduzir a incerteza para as empresas que ofertam crédito", afirma Rodrigo Abreu, o presidente da Quod.
"Nós estamos muito animados para ajudar a implantar o cadastro positivo no Brasil", disse Jonathan Hakim, CEO da Cignifi. "O principal objetivo da parceria é conectar pessoas, empresas e instituições financeiras de uma forma transparente e eficiente e permitir que todas as partes tomem decisões melhores, mais bem informadas e transparentes."
Da perspectiva dos negócios, a implantação da parceria endereça três pontos principais a serem enfrentados pelas operadoras de telefonia: alto risco de inadimplência e exposição a fraude dos novos clientes; desafio de contatar os consumidores que deixaram de pagar suas contas e não tem outro número válido para contato e a dificuldade de processar e utilizar os dados que as operadoras geram.
As operadoras de celular também podem se beneficiar das ferramentas de ciclo de vida dos clientes para minimizar o churn (saída de clientes) e aumentar o life-time value (valor potencial de longo prazo) dos clientes. Elas também podem acessar informações bastante granulares de participação de mercado e obter insights (correlações não óbvias) da base de clientes. A oferta da parceria inclui o complemento aos scores de crédito da Quod, bem como scores de fraude e propensão a aderir a iniciativas de marketing digital.