Com IA, BRF reduz em até 25% o tempo para preenchimento de vaga

0

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, está utilizando Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning no seu processo de recrutamento e seleção. A empresa desenvolveu internamente a plataforma que faz a leitura de todos os currículos recebidos e monta um ranking dos candidatos mais bem avaliados, de acordo com a descrição da vaga disponível. A solução foi implementada em abril e, em 6 meses de uso, ajudou a reduzir o tempo de recrutamento em até 25%.

A ferramenta faz a leitura de até 2,4 mil documentos por hora, e sugere o ranking dos currículos que melhor atendem os atributos da oportunidade aberta. Em seguida, o recrutador analisa as recomendações da IA e agenda as entrevistas: "a plataforma torna o nosso processo seletivo mais inclusivo, pois consegue ler todas as candidaturas que recebemos, focando apenas na questão técnica e sem trazer eventuais vieses inconscientes que um ser humano pode ter ao fazer a seleção", afirma Cristiane Costa, Gerente Executiva de Atração e Seleção e Diversidade, "Na prática, o candidato não percebe que quem fez a primeira leitura do currículo dele é uma Inteligência Artificial", conclui ela.

Antonio Cesco, diretor de Transformação Digital da BRF, explica que a plataforma é uma das iniciativas da Jornada de Transformação Digital da empresa, que busca criar uma cultura organizacional baseada em dados e informações, utilizando a Inteligência artificial como aliada dos processos: "Nossas soluções digitais são desenvolvidas em parceria com diversas áreas, sempre com o objetivo trazer mais agilidade, simplicidade e eficiência para toda a nossa cadeia. O RH é uma área fundamental do nosso negócio, e fazer com que a IA possa ajudar no recrutamento de candidatos só mostra que estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais essa cultura", conclui ele.

No momento, a plataforma está sendo utilizada apenas para vagas da área comercial e a previsão é que, em breve, a novidade seja estendida para os demais setores da empresa. Por isso, Cristiane compartilhou 3 dicas para montar um currículo que será lido por IA:

Use palavras-chave relevantes: Leia atentamente a descrição da vaga e certifique-se de que seu currículo contém os termos e as habilidades mencionadas no anúncio.

Mantenha o formato simples e claro: Evite o uso de gráficos complexos, tabelas ou fontes incomuns no documento. Um layout limpo e bem-organizado ajuda a IA a processar seu currículo de maneira mais eficiente e precisa.

Destaque suas habilidades e realizações: a descrição da sua escolaridade, cursos e experiências profissionais são muito importantes. Revise com cuidado esses trechos para que a tecnologia possa entender se o seu perfil é aderente a vaga disponível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.