O futuro das maquininhas de cartão está sendo amplamente discutido no mercado por conta da evolução dos pagamentos digitais. Biometria e aplicativos para smartphones são algumas tecnologias que "ameaçam" o equipamento convencional. Mas, ao observar a realidade do nosso país, existem desafios que nos fazem repensar no papel significativo das maquininhas para o pequeno e médio negócio.
Não adianta considerarmos a possibilidade de inexistência das maquininhas se o pequeno não tem recursos básicos, como por exemplo, internet de qualidade para evitar falhas no momento de transação. Quantas vendas são perdidas por dia por falhas de conexão?
Sabendo que o Brasil é um país continental e apresenta diferentes realidades, a indústria de pagamentos precisa entender a necessidade de cada negócio e ter um ponto de partida em relação à solução tecnológica. Existem soluções no mercado como chips híbridos em maquininhas que, quando a conexão cai, identificam automaticamente a operadora com o melhor sinal, trazendo mais agilidade e conforto ao varejista no checkout, sobretudo em regiões mais afastadas, onde a internet é limitada.
Também existem soluções de roteamento para evitar falhas durante a transação, assim como outras ferramentas de automação que introduzem o varejista no universo da digitalização, facilitando acesso a serviços financeiros.
Maquininha para democratizar os pagamentos digitais
Uma pesquisa que realizamos em conjunto com o Sebrae para entender o quanto os empreendedores do Estado de São Paulo estão familiarizados com pagamentos digitais indicou que ferramentas como o Tap on Phone e o WhatsApp Business são desconhecidas por grande parte desse público. Apenas 8% utilizam o WhatsApp Business para aceitar pagamentos por WhatsApp. Para 35% deles, o app é desconhecido, enquanto 25% estão cientes e têm a intenção de utilizá-lo. Outros 31% conhecem, mas não têm planos de adotá-lo.
Em contraponto ao que está sendo discutido no mercado, no possível desaparecimento das maquininhas de cartão, penso que este eqluipamento ainda tem uma importância enorme para universalizar o acesso a meios de pagamento digitais em todo Brasi. É por ele que o lojista consegue oferecer diversas formas de pagamento, antecipar seus recebíveis, ter acesso a relatórios, a gerar link de pagamento e quanto mais intuitivo e inteligente a maquininha for para facilitar todos esses recursos e acessar novas possibilidades mais ela vai se desmaterializando e ganhando outro significado.
Portanto, é papel das provedoras de tecnologia de pagamento mapear as diferenças do nosso país para poder apoiar na ressignificação das maquininhas democratizando o acesso a serviços digitais.
Fabiano Wohlers, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Fiserv no Brasil.