Corporações serão cautelosas nos gastos com TI, diz estudo

0

Após período de corte de custos, as corporações com receita acima de US$ 1 bilhão serão mais cautelosas nas decisões sobre despesas com TI em 2006, conforme aponta o estudo "Gartner Consulting's Worldwide IT Benchmark Service".

Os gastos mais significativos com TI, segundo o Gartner, estarão concentrados na indústria de produtos de consumo, que deve aumentar as despesas em 7,9% em 2006. Nos demais segmentos, de acordo com o estudo, haverá uma redução ou pequeno crescimento dos investimentos. As despesas com TI das indústrias eletrônica e de seguros, por exemplo, embora devam ficar em 7,8% e 6,5%, respectivamente, sofrerão uma redução em relação a 2005, quando tais segmentos elevaram seus gastos em 8,3% e 7,7%.

Os maiores declínios, entretanto, serão nos segmentos de transporte, serviços profissionais e varejo. Na área de serviços profissionais, a redução dos investimentos deve ser de 1,7%, enquanto a de transportes o corte deve ficar em 0,2%. A queda mais expressiva, porém, se na dará no varejo, segmento que pretende reduzir em 4,9% seus investimentos.

De acordo com Howard Rubin, membro do Gartner Consulting, as organizações têm abandonado os gastos imediatos ? ou reativos ? com TI e focado suas estratégias em investimentos de médio e longo prazos. De todo modo, ele diz que as tendências são diferentes, específicas para cada indústria, geografia e tamanho da organização. "Nenhuma medida sozinha ou investimento podem ajudar a sustentar o crescimento de uma empresa ? e o rumo de seu negócio ?, mas aquelas que desenvolvem programas estratégicos de desempenho são as que conseguem gerenciar melhor o crescimento do negócio e controlar a estratégia e as operações mais eficazmente," diz Rubin.

Apesar da redução quase generalizada das empresas nos gastos com TI, o estudo mostra que alguns setores irão aumentar os investimentos para melhor seus controles. Esses são os casos da indústria química, que deverá sair de uma redução de 0,2% nas despesas com TI em 2005 para um aumento de 5,1%, e da indústria de energia, que deve passar sair de uma queda de 2,9% no ano passado para um incremento de 3,9% nos próximos 12 meses.

Para compor o estudo, o Gartner pesquisou 1,5 mil empresas com mais de um US$ 1 bilhão em receita e com investimentos significativos em TI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.