Apenas 1% dos usuários de smartphones e tablets são responsáveis por metade da quantidade de dados trafegados em downloads. É o que revela pesquisa da Arieso, fornecedora britânica de soluções e software de rede. O levantamento chama atenção para a quantidade de dados que serão consumidos na medida em que a tecnologia se populariza.
"A adoção de dispositivos sofisticados, somada à crescente demanda dos consumidores, está pressionando as redes", comenta o coordenador do estudo, Michael Flanagan. "O colapso na capacidade de rede é uma ameaça muito real para as operadoras móveis, e ficará mais intensa neste ano", completou.
De acordo com o estudo, os usuários do iPhone 4S são os que mais consomem dados, demandando o dobro do volume utilizado por usuários do modelo anterior, o 4S, e o triplo do volume de dados utilizados pelos que usam o modelo ainda mais antigo, o 3G. Já os usuários que mais gastam dados por ligações são os do smartphone HTC Google Nexus, seguido do Xperia X10i, da Sony Ericsson.