Métodos clássicos de realizar eventos e reuniões estão sendo substituídos por concepções dinâmicas e criativas propostas pelos ambientes multimídia, os quais consistem na relação homem/tecnologia e visam facilitar o processo de entendimento de tudo o que ali é apresentado. E para que estes ambientes cumpram sua função de proporcionar aos participantes um alto nível de comunicação, neles devem ser integradas tecnologias audiovisuais que evitem falhas de comunicação e enriqueçam as atividades.
Quando acreditamos que estamos atentos, só captamos 50% do que ouvimos, assim, apostar em um sistema de sonorização garantirá que os oradores passem informações com êxito, com ausência de ruídos e microfonia, aumentando o entendimento e a produtividade do evento. A integração de microfones nas bancadas também proporcionará maior interatividade entre os participantes à medida que cada um deles possui um instrumento para comunicar-se, e os microfones sem fio também são ótimas opções por permitirem que os palestrantes não tenham seus movimentos inibidos e que se expressem da maneira desejada.
Os equipamentos de comunicação visual também são de suma importância em um ambiente multimídia, dentre eles, podemos destacar os projetores e monitores. Utilizados para aguçar a visão, neles podem ser dispostos materiais de apoio, dados e informações, fazendo com que todos os envolvidos nas atividades tenham maior visibilidade do assunto em questão, promovendo maior entendimento para os participantes, e consequentemente, maior interação no ambiente.
Um grande empecilho para o êxito de determinados eventos é a distância, entretanto, integrar soluções de videoconferência ou telepresença no ambiente multimídia contribui para o fim desse problema. Estes sistemas possibilitam quebrar fronteiras com outras cidades e até mesmo outros países, através deles, é possível discutir assuntos corporativos, participar de palestras e treinamentos, tudo à distância. Além de economizar tempo evitando o deslocamento físico dos participantes e de reduzir custos devido ao corte de viagens e hospedagens, estimulam processos criativos, reúnem ideias e facilitam a tomada de decisões em grupos.
Todos os equipamentos tecnológicos podem ser integrados nas salas multimídia sem comprometer a estética do ambiente e de uma forma que facilite a manutenção dos mesmos. A técnica de automação dispensa a presença de um especialista para administrá-los, uma única pessoa pode controlar todas as ações, como abaixar e ligar projetores e telas e ativar o sistema de áudio, facilmente a partir de um dispositivo, como um tablet, por exemplo. Essas salas que são projetadas de acordo com o tipo de comunicação pretendida e com o grau de interação desejado entre os participantes, em um ambiente para sessões de telepresença, por exemplo, os monitores de LCD em alta definição, que exibem as imagens em tamanho real, e os móveis, como a bancada e as cadeiras, são dispostos de uma maneira que faz com que os participantes tenham a sensação de estarem no mesmo local, promovendo um realismo inédito.
Combinar vídeos, áudios, textos, imagens, gráficos e animações é uma possibilidade acarretada pelos ambientes multimídia que enriquece o processo de comunicação e o torna mais objetivo e eficaz, entretanto, ao pensar na criação de um ambiente audiovisual, deve-se considerar também a dimensão do projeto, quantas pessoas aquela sala ou auditório comportará, a acústica, assim, garantirá que os aparelhos da integração sejam escolhidos corretamente, evitando deficiências que podem comprometer o desenvolvimento das atividades.
Bruno Duarte da Costa, engenheiro de Telecomunicações, Técnico em Eletrônica Industrial e consultor da Seal Telecom