Seguindo a estratégia de expandir a oferta de tecnologias nas áreas de marketing e publicidade online, a Oracle anunciou nesta quarta-feira, 6, a aquisição da AddThis, empresa que fornece desde serviços de compartilhamento social, recomendação de conteúdo, ferramentas de marketing até serviços de análise de dados e de audiência para agências de publicidade e editores de conteúdo. Embora não tenham divulgado os termos do acordo, uma pessoa próxima da empresa disse ao site TechCrunch que a transação gira em torno de US$ 200 milhões.
A AddThis diz que tem atualmente 1,9 bilhão de visitantes únicos mensais e mais de 15 milhões de domínios de web móveis e em desktops. Fundada em 2004, a companhia já levantou US$ 73 milhões de um grupo de investidores, que inclui Steve Case — fundador da AOL e proprietário da TechCrunch —, Ted Leonsis, fundador e presidente da Monumental Sports & Entertainment, o fundo Novak Biddle Venture Partners e o fundo de investimentos-anjo SV Angel, entre outros.
Em comunicado, a Oracle diz que a aquisição vai reforçar o desenvolvimento de tecnologias nas áreas de marketing e publicidade. A fabricante de software declarou que continuará a atender os clientes existentes do AddThis, mas adiantou que está avaliando o futuro roadmap de produtos. Em outras palavras, a AddThis será incorporada à unidade de negócios de nuvem de dados da Oracle, divisão que também inclui os ativos de duas outras recentes aquisições: a BlueKai (dados de publicidade) e Datalogix (dados de marketing).
Para analistas, a aquisição, junto com o conhecimento, tecnologia e portfólio de big data que a Oracle reuniu na divisão dará a ela mais musculatura para atrair empresas de publicidade e de conteúdo online que necessitam de ferramentas para medir suas audiências e monetizar seus serviços de forma mais eficaz.