Apex-Brasil adota solução Oracle

0

Para cumprir a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) precisa obter informações sobre os diferentes setores exportadores e fazer análises precisas e eficazes.


Para auxiliá-la no acompanhamento e análise de dados sobre os diferentes projetos desenvolvidos simultaneamente (atualmente mais de 200), a Apex-Brasil desenvolveu um aplicativo próprio, integrado com a solução Oracle Business Intelligence (BI). Os relatórios do Oracle BI são utilizados para fundamentar as decisões para as ações mercadológicas da Agência, capazes de potencializar os investimentos estrangeiros.
A Apex-Brasil adotou o Oracle BI para ganhar maior agilidade e eficiência na avaliação dos resultados institucionais de performance da Agência. Para isso, definiu três principais objetivos: analisar e aprimorar os resultados dos projetos e promover as exportações; aperfeiçoar a gestão de processos internos; e acompanhar e melhorar a administração dos ciclos orçamentário e financeiro.


Hoje, cerca de 30 gestores de projetos da Apex-Brasil e mais de 100 usuários da própria Agência e vinculados às entidades parceiras são beneficiados indiretamente pelas informações do sistema e passaram a ter acesso direto ao Oracle Business Intelligence. Todos são profissionais dedicados a setores, mercados e produtos para exportação.
“O negócio da Apex-Brasil envolve prioritariamente informação e estratégia de negócios para atender aos mais de 80 setores representados por nossas entidades parceiras. Por isso, era fundamental buscarmos no mercado uma solução robusta, flexível, escalável e eficaz que nos apoiasse para assegurarmos mais inteligência aos negócios, de preferência com padrão de qualidade internacional”, afirma Marcos Vale, Coordenador de Planejamento da Apex-Brasil.
Gestão de projetos e promoção de exportações


Com o Oracle Business Intelligence, a Apex-Brasil conseguiu ampliar a capacidade e regularidade de análise, assim como melhorar a qualidade das informações obtidas. Com isso, a Agência analisa constantemente os resultados das ações promocionais e das exportações por setor, empresa ou produto, o que facilita substancialmente a tomada de decisão.


O Oracle Business Intelligence permite aos gestores da Apex-Brasil e aos representantes das entidades que representam mais de 80 setores da economia avaliar mensalmente as exportações em países específicos por produto e por empresa. Ou seja, permite saber quem está vendendo e o que se vende, tornando possível realizar ações corretivas para incentivar determinados produtos ou eleger novos mercados de atuação, entre outras medidas.
A solução de Business Intelligence da Oracle possibilita também a busca e prospecção de empresas para tornar viáveis determinadas ações da Apex-Brasil, como, por exemplo, descobrir empresas interessadas em vender ou que já estejam comercializando produtos para alguma região específica. Isso é possível porque o Oracle Business Intelligence possibilita análises mercadológicas, baseadas em parâmetros como maturidade, tamanho de mercado, localização, frequência, tempo de exportação, produto, etc.


“Hoje, temos como fazer pesquisas e análises mais precisas e ágeis, praticamente em tempo real, devido à perfeita integração entre nosso sistema próprio e o Oracle Business Intelligence. Uma associação interessada em promover a exportação de café, por exemplo, pode querer saber quais são os projetos atuais internos e externos que envolvem a promoção deste produto e quais empresas exportam café,  e nós conseguimos rapidamente levantar informações e organizar, uma ação lá fora, abordando os produtores de café “Gourmet”, explica Marcos Vale, Coordenador de Planejamento da Apex-Brasil.


A solução viabiliza também o controle de projetos por linhas de investimentos orçadas e realizadas e auxilia na melhoria de processos internos. Por ser uma Agência que fomenta as exportações brasileiras para os cinco continentes, a Apex-Brasil precisa ter resultados institucionais mensuráveis para justificar as suas ações para a sociedade e seus parceiros, que são instituições representantes de mais de 80 setores da economia.
Outro benefício do Oracle Business Intelligence implementado na Apex-Brasil é a possibilidade de ser acessado remotamente, inclusive por parceiros (atualmente 35 entidades com infraestrutura de TI mais madura têm acesso). No futuro próximo, a intenção é que todas as associações parceiras à Agência tenham acesso remoto ao sistema da Apex-Brasil.
“A implementação do Oracle BI foi rápida, com as primeiras entregas sendo realizadas em agosto e dezembro de 2008. Depois disso, nós já ampliamos o escopo e incluímos mais de 200 novas análises nos últimos três anos. Agora, estamos avaliando a possibilidade de oferecermos a solução em dispositivos móveis”, completa Vale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.