Para cumprir a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) precisa obter informações sobre os diferentes setores exportadores e fazer análises precisas e eficazes.
Para auxiliá-la no acompanhamento e análise de dados sobre os diferentes projetos desenvolvidos simultaneamente (atualmente mais de 200), a Apex-Brasil desenvolveu um aplicativo próprio, integrado com a solução Oracle Business Intelligence (BI). Os relatórios do Oracle BI são utilizados para fundamentar as decisões para as ações mercadológicas da Agência, capazes de potencializar os investimentos estrangeiros.
A Apex-Brasil adotou o Oracle BI para ganhar maior agilidade e eficiência na avaliação dos resultados institucionais de performance da Agência. Para isso, definiu três principais objetivos: analisar e aprimorar os resultados dos projetos e promover as exportações; aperfeiçoar a gestão de processos internos; e acompanhar e melhorar a administração dos ciclos orçamentário e financeiro.
Hoje, cerca de 30 gestores de projetos da Apex-Brasil e mais de 100 usuários da própria Agência e vinculados às entidades parceiras são beneficiados indiretamente pelas informações do sistema e passaram a ter acesso direto ao Oracle Business Intelligence. Todos são profissionais dedicados a setores, mercados e produtos para exportação.
“O negócio da Apex-Brasil envolve prioritariamente informação e estratégia de negócios para atender aos mais de 80 setores representados por nossas entidades parceiras. Por isso, era fundamental buscarmos no mercado uma solução robusta, flexível, escalável e eficaz que nos apoiasse para assegurarmos mais inteligência aos negócios, de preferência com padrão de qualidade internacional”, afirma Marcos Vale, Coordenador de Planejamento da Apex-Brasil.
Gestão de projetos e promoção de exportações
Com o Oracle Business Intelligence, a Apex-Brasil conseguiu ampliar a capacidade e regularidade de análise, assim como melhorar a qualidade das informações obtidas. Com isso, a Agência analisa constantemente os resultados das ações promocionais e das exportações por setor, empresa ou produto, o que facilita substancialmente a tomada de decisão.
O Oracle Business Intelligence permite aos gestores da Apex-Brasil e aos representantes das entidades que representam mais de 80 setores da economia avaliar mensalmente as exportações em países específicos por produto e por empresa. Ou seja, permite saber quem está vendendo e o que se vende, tornando possível realizar ações corretivas para incentivar determinados produtos ou eleger novos mercados de atuação, entre outras medidas.
A solução de Business Intelligence da Oracle possibilita também a busca e prospecção de empresas para tornar viáveis determinadas ações da Apex-Brasil, como, por exemplo, descobrir empresas interessadas em vender ou que já estejam comercializando produtos para alguma região específica. Isso é possível porque o Oracle Business Intelligence possibilita análises mercadológicas, baseadas em parâmetros como maturidade, tamanho de mercado, localização, frequência, tempo de exportação, produto, etc.
“Hoje, temos como fazer pesquisas e análises mais precisas e ágeis, praticamente em tempo real, devido à perfeita integração entre nosso sistema próprio e o Oracle Business Intelligence. Uma associação interessada em promover a exportação de café, por exemplo, pode querer saber quais são os projetos atuais internos e externos que envolvem a promoção deste produto e quais empresas exportam café, e nós conseguimos rapidamente levantar informações e organizar, uma ação lá fora, abordando os produtores de café “Gourmet”, explica Marcos Vale, Coordenador de Planejamento da Apex-Brasil.
A solução viabiliza também o controle de projetos por linhas de investimentos orçadas e realizadas e auxilia na melhoria de processos internos. Por ser uma Agência que fomenta as exportações brasileiras para os cinco continentes, a Apex-Brasil precisa ter resultados institucionais mensuráveis para justificar as suas ações para a sociedade e seus parceiros, que são instituições representantes de mais de 80 setores da economia.
Outro benefício do Oracle Business Intelligence implementado na Apex-Brasil é a possibilidade de ser acessado remotamente, inclusive por parceiros (atualmente 35 entidades com infraestrutura de TI mais madura têm acesso). No futuro próximo, a intenção é que todas as associações parceiras à Agência tenham acesso remoto ao sistema da Apex-Brasil.
“A implementação do Oracle BI foi rápida, com as primeiras entregas sendo realizadas em agosto e dezembro de 2008. Depois disso, nós já ampliamos o escopo e incluímos mais de 200 novas análises nos últimos três anos. Agora, estamos avaliando a possibilidade de oferecermos a solução em dispositivos móveis”, completa Vale.