Itaipu Binacional interliga dois datacenters com cabos ópticos da Furukawa

0

A construção de dois links ópticos de comunicação, que interligam dois datacenter da Itaipu Binacional, marca o reforço tecnológico da infraestrutura física de telecomunicações da usina geradora de energia elétrica.
No projeto, a companhia utiliza cabos fabricados pela Furukawa, uma das gigantes do mercado no segmento de cabeamento estruturado e redes ópticas. Um dos datacenters está localizado no lado brasileiro do rio Paraná e o outro, na sala de telecomunicações, que fica no interior da barragem da usina, na cota 127 da margem direita do rio, no lado paraguaio.
Com sede em Foz do Iguaçu, na divisa com o Paraguai, a Itaipu Binacional implementou o projeto no início do ano. “São ambientes críticos, responsáveis pelo armazenamento e processamento de um enorme volume de dados, que precisam operar sem interrupções e com confiabilidade extrema”, explica Roberto Kihara, gerente comercial da Furukawa.
Os dois novos links ópticos utilizam cabos antirroedor e LSZH (Low Smoke Zero Halogen), com 192 fibras cada, que foram selecionados por meio de licitação pública, com base em critério de qualidade – já que o projeto demandava parte das instalações em tubulações subterrâneas, em ambientes externos. A outra parte passa pelo interior da usina, em leitos (caminhos de rede) já existentes. No total, foram quatro bobinas somando 8 mil metros de cabos ópticos.
“Os cabos LSZH foram instalados em corredores e em áreas confinadas. Em caso de contato com o fogo eles não propagam e nem exalam fumaça toxica”, observa Emanuel Maia de Souza, diretor da Compustar, integradora credenciada da marca Furukawa que executou o projeto.
Para o gerenciamento dos links, a equipe de gestores responsáveis pelo projeto optou pelo sistema PatchView, também da Furukawa, a fim de proporcionar forte melhoria na gestão da camada física da rede.
De acordo com Oswaldo Schiochet Junior, engenheiro responsável pela rede de telecomunicações da Itaipu Binacional, o projeto atende às necessidade imediatas de maior velocidade e disponibilidade da rede, exigidas pelos novos servidores, sistema de armazenamento de dados (storage) e roteadores, entre outros equipamentos, que foram instalados recentemente nos dois datacenters.
“Também disponibiliza redundância para estas conexões e para os segmentos de rede, existentes nos dois países. Em resumo, isso garante a produtividade e reduz problemas tecnológicos na usina”, complementa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.