UE pode decidir a favor da aquisição da DoubleClick pelo Google

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Após ter passado por uma análise profunda da Comissão Européia sobre o impacto da compra da agência de publicidade online DoubleClick para a concorrência no mercado, o Google deve receber, ainda na próxima semana, a aprovação da Comissão Européia, segundo a agência de notícias Bloomberg. O negócio, que foi anunciado em abril do no passado, foi interrompido por causa, principalmente, dos protestos da Microsoft, que sustentava que a operação daria ao Google uma posição dominante no mercado de publicidade na internet.

A aquisição foi aprovada nos Estados Unidos em dezembro do ano passado, mas os órgãos reguladores europeus passar examinar a transação mais detidamente. O prazo da Comissão Européia para dar uma decisão é 2 de abril, mas a reportagem da Bloomberg adianta que o anúncio deve ser feito na próxima semana.

De acordo com os analistas, agora que a Microsoft quer comprar o Yahoo!, o que, se concretizado, triplicará a sua participação no mercado de buscas na internet e também a levará ao topo do negócio de exibição de anúncios online, talvez a empresa desista de entrar com recurso caso a aprovação realmente se confirme.

Esses analistas acham que, de fato, o órgão executivo europeu não deve colocar nenhum impedimento para que o negócio se concretize, já que, segundo eles, o Google e o DoubleClick não atuam no mesmo segmento de negócio. Para eles, o DoubleClick apenas acrescenta novos produtos a linha do Google, enquanto a Microsoft e o Yahoo!, ao contrário, são rivais diretos em muitas áreas e, juntos, terão uma posição dominante em alguns mercados, como o de mensagens instantâneas e e-mail.

O Google já levantou questões sobre as implicações que a aquisição do Yahoo! pela Microsoft teria por esbarrar em vários pontos da lei antitruste. Agora é aguardar qual vai ser a estratégia de cada uma nos dois casos.

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