As vendas mundiais de software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) totalizaram US$ 20,4 bilhões no ano passado, o que representa uma expansão de 13,7% na comparação com 2012, quando a receita da indústria do setor atingiu US$ 18 bilhões, segundo dados do Gartner.
Os softwares de CRM na nuvem foram responsáveis por 41% das vendas no ano passado. Segundo a consultoria, o software como serviço é uma alternativa de implantação mais fácil em substituição a sistemas legados, já que aplicações baseadas na web desempenham as mesmas funções e apresentam mais recursos de funcionalidades.
"Altos níveis de investimento em iniciativas de marketing digital e experiência do cliente foram os principais motores de crescimento do mercado em 2013", disse Joanne Correia, vice-presidente de pesquisas do Gartner. Segundo ela, o CRM vai estar no centro das iniciativas digitais nos próximos anos e é uma área de tecnologia que vai buscar financiamento, visto que o negócio digital é fundamental para que as empresas se mantenham competitivas.
Entre os fornecedores, a Salesforce.com continuou na liderança do mercado com 16,1% de participação e receita de US$ 3,3 bilhões. A multinacional alemã SAP manteve-se na segunda colocação ficando com 12,8% de fatia de mercado e receita de US$ 2,6 bilhões. (veja ranking completo na tabela abaixo).
Receita mundial de fabricantes de software CRM em 2013 (em milhões de dólares)
Companhia | 2013 Receita | 2013 MarketShare (%) | 2012 Receita | 2012-2013Crescimento (%) |
salesforce.com | 3,290.3 | 16.1 | 2,525.6 | 30.3 |
SAP | 2,621.5 | 12.8 | 2,327.1 | 12.7 |
Oracle | 2,096.5 | 10.2 | 2,015.2 | 4.0 |
Microsoft | 1,392.4 | 6.8 | 1,134.0 | 22.8 |
IBM | 792.1 | 3.9 | 649.1 | 22.0 |
Outros | 10,283.5 | 50.2 | 9,351.2 | 9.9 |
Total |
20,476.3 | 100.0 | 18,002.2 | 13.7 |
Fonte: Gartner (maio 2014)
Do ponto de vista regional, a América do Norte continuou a guiar a maior parte da receita (52,9%) do mercado global de CRM em 2013, enquanto a Europa Ocidental teve um forte crescimento de 15,2%. Estas duas regiões representam quase 80% de todos os gastos em tecnologias de software de CRM. Já as regiões emergentes da Ásia-Pacífico e Grande China apresentaram um crescimento menos agressivo, mas que ainda chegou a taxas de dois dígitos.Fonte: Gartner (maio 2014)
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