Como IA e analytics promovem sustentabilidade e eficiência

0

O município de Istambul, na Turquia, recorreu ao SAS para criar uma infraestrutura digital de cidade inteligente. Com analytics do SAS, os engenheiros e urbanistas de Istambul conseguem compreender, prever e gerenciar melhor os desafios de tráfego da cidade. O novo sistema é alimentado por IA e machine learning executados na SAS Viya.

A população da cidade dobrou nos últimos 20 anos, chegando a 16 milhões de habitantes. Esse crescimento exerce uma forte pressão sobre a rede de transporte da cidade. Uma das partes do mundo com maior congestionamento no trânsito tem engarrafamentos em labirintos de ruas locais e modernas rodovias e pontes. Neste cenário, o SAS Viya analisa os dados históricos de tráfego e incorpora feeds de dados em tempo real provenientes de uma rede crescente de fontes, incluindo câmeras de trânsito, sensores, leitores de dados, aplicativos móveis e gateways de pagamento.

Os resultados dessas análises ajudam a otimizar as linhas de ônibus com novos dados de tráfego e passageiros para melhorar a disponibilidade dos serviços e rotas. Além disso, é possível prever anomalias, como acidentes, fechamento de faixas e áreas de congestionamento repentino, em tempo real, analisando as densidades no trajeto, o comportamento dos motoristas e os mapas dos percursos. Com modelos analíticos, as operações rodoviárias da cidade podem controlar melhor os sinais de trânsito e notificar os motoristas por meio de sinalização digital e aplicativos móveis.

"Um futuro sustentável exige soluções baseadas em ciência e dados para enfrentar as mudanças climáticas e se adaptar às suas consequências", afirma o CEO do SAS, Jim Goodnight. "Organizações inovadoras e resilientes, como o município de Istambul e o Grupo Wienerberger, vêm aplicando analytics do SAS para promover um futuro mais verde. Seja reduzindo o congestionamento no trânsito ou otimizando o uso de energia, eles apresentam alguns dos muitos modos como IA e advanced analytics podem fazer a diferença hoje."

"Com IA e analytics do SAS, o governo municipal de Istambul pode avaliar as condições de tráfego em tempo real, prever pontos problemáticos de congestionamento, direcionar o tráfego de forma inteligente e orientar os cidadãos em seus deslocamentos", afirma Dr. Naim Erol Özgüner, CIO do município de Istambul. "Isso ajuda a reduzir o congestionamento, diminuir os níveis de poluição e melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos. O sistema, viabilizado pelo SAS, apoia as metas de sustentabilidade de Istambul, restaura a confiança do público no transporte de massa e, por fim, melhora o fluxo do tráfego, o que leva a melhores oportunidades econômicas."

Wienerberger – de fábricas de tijolos a fábricas orientadas por dados

No último ano, os países da UE cortaram substancialmente as importações de gás natural e petróleo da Rússia, impondo sanções em resposta à invasão brutal da Ucrânia por Moscou. O corte — e a instabilidade nos mercados de energia em escala global — aumentou drasticamente os custos de energia em toda a Europa.

Para o Grupo Wienerberger, sediado na Áustria, um dos principais fornecedores de soluções inteligentes e sustentáveis para toda a estrutura de construção, soluções inovadoras de infraestrutura e o maior fabricante de tijolos do mundo, essa instabilidade significou uma busca por formas de reduzir o consumo de energia e, ao mesmo tempo, diminuir as emissões de gases do efeito estufa e aumentar a qualidade dos produtos. A Wienerberger recorreu aos recursos de IoT analytics e IA do SAS, executando a SAS Viya na Microsoft Azure Cloud, para ajudar a otimizar os custos de energia e alcançar metas ambiciosas de sustentabilidade. Em 2023, a empresa pretende reduzir as emissões em 15% em relação a 2020 e ser totalmente neutra até 2050.

Trabalhando com o SAS, a Wienerberger escolheu uma fábrica na Polônia para o projeto-piloto. Como uma das fábricas de melhor desempenho da fabricante de tijolos, o sucesso do projeto agora serve como modelo para expandir o uso da IA em outras instalações. A Wienerberger coleta dados de uma ampla variedade de fontes e todos esses dados revelam variações que podem levar a ineficiências e ao uso desnecessário de energia.

Com fornos para secagem de tijolos funcionando a 1.475ºF (800ºC), o objetivo é reduzir a variabilidade para encontrar etapas de produção ideais e repetíveis. O SAS ajudou a Wienerberger a desenvolver um gêmeo digital de seus processos de produção de tijolos que ajuda a explicar as variações. O gêmeo digital alimentado por IA também oferece insights sobre mudanças capazes de diminuir o consumo de energia, melhorar a qualidade do produto e reduzir as emissões.

"Usamos a IA e IoT analytics do SAS para interligar todos os nossos fluxos de dados e analisar o processo de produção inteiro. O analytics do SAS traz inteligência para o forno, ajudando nossos engenheiros e trabalhadores da linha de frente a obter insights valiosos sobre cada etapa e identificar pontos de ajuste específicos para tornar a secagem e a queima de tijolos mais econômicas", diz Florian Zittmayr, líder da equipe de ciência de dados da Wienerberger AG.

A Wienerberger quer expandir o uso de advanced analytics na nuvem para 149 instalações em 23 países. Ao otimizar o consumo energético e reduzir as emissões de CO2 por meio da IA e IoT analytics do SAS, a Wienerberger transforma as fábricas de tijolos em fábricas orientadas por dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.