O Grupo Volkswagen do Reino Unido fechou um contrato de cinco anos com a Tata Consultancy Services (TCS). A consultoria indiana será responsável pelo suporte e a modernização da área de TI da montadora, o que inclui a unificação da plataforma tecnológica de todas as marcas do Grupo. Por meio deste acordo, a companhia prevê reduzir custos e ampliar as vendas de automóveis e peças.
O sistema a ser implementado seguirá o modelo onshore-offshore, o que significa que os serviços de suporte serão prestados tanto por consultores locais, quanto pela equipe remota, situada na Índia. O leque de marcas a serem atendidas é composto por Audi, SEAT, Škoda, Volkswagen Passenger Cars e Volkswagen Commercial Vehicles.
"Neste ambiente desafiador, as organizações estão buscando o crescimento eficiente e flexível para permanecerem competitivas. Ao ajudar a Volkswagen a consolidar os seus sistemas de TI não modernizaremos apenas a infraestrutura da companhia, mas melhoraremos também as negociações comerciais", afirma A. S. Lakshminarayanan, vice-presidente da consultoria.
A empresa, que já deu início às atividades, foi testada logo na primeira semana do projeto, quando um blecaute na sede do Reino Unido – unidade que controla o fornecimento, marketing e distribuição de todos os veículos e peças – provocou diversas falhas no sistema. "Não podemos ter prova maior de que estamos em boas mãos. A dedicação das equipes locais e da Índia foi impressionante nessa ocasião", diz Nick Gaines, diretor de infraestrutura do Grupo Volkswagen UK.
- Aposta