Representantes do Governo da África do Sul e da State Information Technology Agency (Sita), empresa estatal com atuação na área de Tecnologia da Informação, estarão em São Paulo de 3 a 6 de setembro em uma missão de reconhecimento para identificação das competências brasileiras em software e serviços.
A Sita procura empresas brasileiras para atuarem em conjunto com empresas sul-africanas na área de software e de serviços. O modelo adotado pela estatal sul-africana é o de parceria, para engajamento da força de trabalho local nos projetos.
De acordo com José Cusnir, consultor da Softex, ?esta missão tem tudo para gerar as condições necessárias para a operacionalização dos acordos bilaterais firmados no âmbito do IBAS, contemplando a cooperação tecnológica entre Índia, Brasil e África do Sul".
Entre as áreas de competência que os sul-africanos já demonstraram interesse em conhecer estão os programas de inclusão digital; soluções de software aberto; soluções de educação e e-learning; além do segmento de Governo Eletrônico, com foco nas áreas de gerenciamento, controle e gestão de empresas públicas, incluindo a oferta de serviços públicos via WEB.
Integram a missão sul-africana Mmamathe Makhekhe-Mokhuane, que preside o Conselho Oficial Governamental de Tecnologia da Informação, responsável por recursos da ordem de US$ 5 bilhões para o período 2007/08; Elizabeth Ngcingwana, do Departamento de Transporte Regional e responsável pela área de TI para assuntos relacionados ao Mundial de Futebol de 2010; além de consultores governamentais para as áreas de TI, Pesquisa e Desenvolvimento e Serviços Estratégicos.