Um conceito relativamente recente, que tem como proposta principal revolucionar a forma com que gestores e líderes atuam dentro das empresas, vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Trata-se do Management 3.0 – termo criado pelo Holandês Jurgen Appelo no livro Management 3.0 – Agile Developers, Developing Agile Leaders.
Baseado nos métodos ágeis de gestão, aqueles que aceleram e aprimoram o desenvolvimento de softwares, ao mudar a forma com que os times se organizam e realizam seu trabalho, o conceito, inicialmente muito utilizado pela indústria de TI, tem despertado a atenção de outros segmentos. Isso porque ele auxilia empresas a repensarem sua estrutura e seus processos para se tornarem mais produtivas, ao transmitir técnicas e ideias que podem ser usadas para ajudar um gestor a energizar as pessoas, empoderar times, alinhar restrições organizacionais, desenvolver competências, crescer a estrutura empresarial, etc..
Na prática, uma das principais mudanças geradas pelo Management 3.0, é exatamente a forma de atuação do gestor ou líder. Vou explicar melhor usando a metáfora de que o gestor deve atuar como um jardineiro (you are a gardener). Se olhar bem, um jardineiro não consegue fazer a semente crescer no momento exato ou na forma exata que determinou. Sabendo disso, o jardineiro atua no ambiente (adubando, regando, protegendo etc) e não diretamente na semente/planta. A ideia do gestor como um jardineiro nasce do reconhecimento de que, por se tratar de um sistema vivo, não e? possível determinar em detalhes e com exatidão como que as pessoas devem ser comportar dentro de um time.
Assim, um bom jardineiro (o gestor) não gerencia as pessoas, mas sim, o sistema (ambiente) necessário para que as mesmas atuem. Isso implica que o gestor deve trabalhar no sistema para que o mesmo estimule e forneça as condições necessárias para o time maximizar suas forças favoráveis e minimizar (ou eliminar) suas forças contrárias. Por atuar como um jardineiro, o líder/gestor precisa agora de novas ferramentas para nutrir o ambiente.
Antes, o gestor construía regras detalhadas sobre como o time deveria trabalhar para garantir determinado comportamento das pessoas. Como 3.0, o gestor precisa de ferramentas que inspirem o time a trabalhar dentro de algumas restrições, para que seja possível chegar em determinado resultado/direção. Dessa forma, os participantes (colaboradores) dos times, terão um espaço muito maior para participar ativamente da moldagem do que seria uma ambiente ideal de trabalho.
A qualidade de vida do colaborador também é impactada pelo Management 3.0, pois envolve uma série de iniciativas relacionadas à motivação. Muitas organizações ainda acreditam que todos se motivam da mesma forma. É comum, por exemplo, acreditar que um programa de benefícios ou de bônus são formas efetivas e duráveis para deixar os funcionários felizes. É preciso entender que, no fundo, não é possível "motivar" alguém. Cada pessoa tem suas próprias motivações, assim, é muito difícil prever que ao fazer determinada ação, os colaboradores fiquem "mais motivados" a trabalhar.
Cabe aos gestores reconhecerem essa complexidade e buscar uma forma de conectar o ambiente da empresa com a forma com qual o trabalhador se sente motivado. Na Gestão 3.0, a pessoa tem a oportunidade de experimentar um ambiente pautado em transparência e colaboração, e propício para assumir a responsabilidade sobre suas decisões, bem como, desenvolver um perfil multidisciplinar de atuação. Como resultado cria-se uma atmosfera onde o colaborador consiga atuar de forma plena e se conectar ao que realmente o satisfaça.
Vale ressaltar que o Management 3.0 não é uma metodologia ou um framework de soluções prontas para resolver problemas das organizações, muito menos algo que simplesmente se implanta numa empresa da noite para o dia. Mas sim, um modelo mental, uma forma de pensar a gestão que pode ser colocada em prática diariamente por gestores ou líderes.
Adote o Management 3.0 e revolucione a forma de gestão da sua empresa, com processos otimizados e funcionários muito mais motivados e produtivos!
Manoel Pimentel, Agile Coach/Trainer na Adaptworks.