Bitcoin traz riscos para emissores de cartões, mas bandeiras podem se beneficiar, avalia Santander

0

O banco Santander divulgou nesta terça-feira, 6, para seus clientes institucionais, como fundos de investimentos, um relatório sobre a moeda digital bitcoin, no qual avalia o impacto da tecnologia em empresas do mercado financeiro brasileiro. Segundo o banco, a moeda digital pode representar tanto uma oportunidade quanto uma ameaça a diferentes setores.

Para elaborar o relatório, o banco convidou a startup brasileira Mercado Bitcoin. "As instituições financeiras estão se movimentando para que não aconteça com elas o que aconteceu com a Kodak, após a popularização da fotografia digital, ou com a Blockbuster, após o sucesso da Netflix", diz Rodrigo Batista, sócio do Mercado Bitcoin.

O relatório avalia que empresas que processam transações de pagamento com cartões de crédito como a Cielo e empresas que emitem estes cartões, como os bancos, podem ser impactados negativamente por conta da agilidade, menor burocracia e menores taxas que envolvem transações com bitcoin.

Já para a Valid, por exemplo, empresa de tecnologia de meios de pagamento, pode ser afetada negativamente pela aceitação de bitcoins, embora a uma escala muito menor, devido ao reduzido número de cartões físicos. O mesmo se aplica aos fabricantes de terminais ponto de venda (PoS).

No entanto, as bandeiras de cartões como Elo, Visa (que já anunciou algumas iniciativas em curso) e Mastercard podem se beneficiar da tecnologia que pode ser utilizada para redução de custos, diz o relatório. As bolsas de valores, como a BM&FBovespa, também podem sair ganhando, incluindo moedas digitais em seu portfólio de produtos.

Atualmente, o banco diz que é difícil avaliar o impacto potencial na Bovespa, apesar de entender que uma vez que uma moeda virtual específica surja como a mais aceitável (bitcoins estão no topo da lista em termos de consciência e aceitação, embora existam cerca de 300 diferentes tipos de moedas virtuais até agora), ela poderá ser negociada em bolsa, aumentando assim a receita com a negociação de derivativos de câmbio. No entanto, O Santander diz acreditar que neste mundo virtual haverá menos taxas com custódia e liquidação (clearing houses).

Tecnologia blockchain

O relatório ressalta que a tecnologia blockchain — que funciona por meio da criação de "registros" públicos permanentes de todas as transações e que podem potencialmente substituir complexos sistemas de clearing — pode reduzir os custos da transação, de TI e das operações de back office dos bancos. A bitcoin é a maior implementação da tecnologia de blockchain.

Embora os bancos considerem a tecnologia em seus estágios iniciais, no entanto, isso não os impediu de começassem a agir. Por exemplo, os quatro dos maiores bancos do mundo (Santander, Deutsche Bank, BNY Mellon, e UBS, além da corretora ICAP) se uniram para desenvolver uma nova forma de dinheiro digital que, acreditam, vai se tornar um padrão de operações financeira.

O relatório também cita o Citigroup (que tem trabalhado em sua própria solução, chamada de "Citicoin"), o Goldman Sachs (com sua "SETLcoin") e o JP Morgan entre os bancos que afirmam que estão trabalhando em suas próprias versões de moeda eletrônica. "Nós acreditamos que o conceito blockchain tem o potencial de redefinir as transações em dinheiro no mundo bancário, aproveitando o poder das redes de comunicações descentralizadas.

Numa primeira leitura, o relatório vê a chegada da bitcoin como positiva, devido ao potencial de economia de custos. Mas avalia que é muito cedo para qualquer conclusão definitiva, e isso inclui o impacto negativo potencial com uma redução do fluxo de receitas provenientes de subsidiárias dos bancos e de câmbio (se o conceito bitcoin prevalecer).

Na conclusão do relatório, o Santander reconhece que uma das barreiras para adoção do dinheiro eletrônico é o medo de que ele seja usado para lavagem de dinheiro. Contudo, o banco diz que essa situação está mudando, informando que grandes bancos já estudam tecnologias de moeda digital. Um dos argumentos usados para tal citação é um relatório em que o banco central inglês afirma o baixo risco do uso de bitcoins para a prática de lavagem de dinheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.