A Gradiente Eletrônica acaba de concluir o processo de due dilligence (avaliação de informações e riscos antes da conclusão do negócio) e anuncia a efetivação da compra da Philco, pelo valor de R$ 60 milhões. Até o momento a Gradiente já empenhou cerca de R$ 18 milhões na aquisição e até fevereiro de 2006 deve saldar os cerca de R$ 42 milhões restantes.
Com a aquisição, a Gradiente passa a ter o controle total das operações da Philco, que envolve a compra de 100% dos ativos relacionados aos negócios da empresa, incluindo imóveis, equipamentos, matéria-prima, produtos acabados, assistência técnica e propriedade intelectual, todos os equipamentos eletroeletrônicos (linha marrom) ? televisores, DVDs, equipamentos de áudio e demais aparelhos desse segmento.
De acordo com vice-presidente da Gradiente, Dante Iacovone, a concretização da compra da Philco vai representar um significativo ganho de sinergia e participação de mercado para a empresa que, com a transação, manterá o foco de seus negócios nos mercados de eletrônica de consumo e de telefonia celular.
A Gradiente, que detém hoje liderança de market share nos segmentos de DVD e áudio, pretende agora dobrar sua participação no mercado de TV, passando a figurar entre as três primeiras fabricantes do setor. Para alcançar esse objetivo, investirá no desenvolvimento da Philco, utilizará o know-how de seu centro de desenvolvimento tecnológico, além da credibilidade da marca, sólida no mercado.
As duas empresas serão administradas de forma independente. As áreas de marketing e comercial trabalharão com metas próprias e a Philco terá uma agência de publicidade exclusiva, para que as estratégias de vendas e posicionamento da marca sejam dissociadas das da Gradiente. Iacovone, será o responsável pela unidade de negócios da Philco e como gerente geral foi destacado o executivo Fernando Fischer.