O Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação (Pró-Inova) acaba de receber R$ 10 milhões. Os recursos não-reembolsáveis, originários do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), serão concedidos por meio de uma chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que já foi publicada.
Segundo a Finep, o objetivo é selecionar projetos que capacitem núcleos de inovação tecnológica para gerir as políticas de inovação de instituições científicas e tecnológicas sem fins lucrativos. Além disso, também será apoiada a promoção de eventos e iniciativas diversas, para difusão da inovação como instrumento de competitividade e crescimento sustentável.
Há duas linhas temáticas, voltadas para a consolidação, implantação e estruturação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) e dos seus arranjos estaduais e regionais. Dos recursos financeiros a serem concedidos, 30% deverão ser aplicados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As propostas podem ser enviadas até 20 de outubro.
O Pró-Inova tem como objetivo levar aos empresários informações sobre o que é, para que serve e como se pode inovar, além de apoiar atividades de sensibilização e mobilização com vistas a difundir a cultura da inovação, mediante a divulgação de leis, programas e instrumentos de apoio à inovação.
Como instrumento de divulgação do processo de inovação, o programa se utiliza do Portal Inovação, serviço de governo eletrônico para a promoção de inovação por meio da interação entre empresas e comunidade técnico-científica.