Varejo – a vitrine da inovação

0

Com um consumidor mais exigente e sedento de inovação e tecnologias, o varejo tem cada vez mais se reinventado. Hoje, ao realizar uma compra, é possível testar cores, estilos e combinações, através de realidade aumentada, tudo para fazer com que os consumidores tenham experiências inspiradoras e emocionantes dentro das lojas, e atualmente, isso é determinante para que divulguem o negócio e queiram voltar.

Após os picos altos da crise, o varejo brasileiro tem mostrado que retomou o investimento em inovação. O estudo The Current State of Digital Readiness in Retail, aponta que 67% das empresas brasileiras estão investindo em novas tecnologias e inovação em serviços para acompanhar as transformações digitais, a frente até mesmo das norte-americanas, com 51%.

Na contramão deste cenário, empresas que resistem a adoção de tecnologias e automação, são engolidas pelo mercado, e para o que o investimento em inovação faça sentido, é preciso assertividade e mudança de cultura corporativa. O varejo tradicional já não se mostra atraente, e a agilidade na adoção de novas ferramentas eficazes de gestão são fundamentais para potencializar os negócios e garantir a sobrevivência do comércio.

O sucesso do varejista está relacionado às adequações que faz para acompanhar os hábitos de compra de seus consumidores, e isso envolve a transformação digital. Além da adoção da tecnologia, é importante adaptar e evoluir os processos através de ferramentas que trazem com elas conceitos e experiências de melhores práticas de mercado, novas formas de gerir o negócio, e oferecem mais produtividade, lucratividade e controle.

Soluções de gestão empresarial, como ERPs específicos para o setor do varejo, são capazes de reduzir o tempo de atendimento através de indicadores de performance, melhorar a satisfação do cliente, acompanhar e prever demandas, reduzir custos, otimizar planos de trabalho com foco em resultados, potencializar o fluxo da informação e a tomada de decisão.

Ter flexibilidade de inovar para atender às necessidades específicas do "novo varejo", como: PDVs cada vez mais inteligentes, ágeis e potencializados, gestão de autosserviços, indicadores de desempenho gerenciais, e demais rotinas varejistas totalmente integradas ao ERP, tem sido cada vez mais desafiadora para as empresas desenvolvedoras de soluções.

Para o comerciante, através de novos conceitos, é possível reagir às mudanças de forma mais ágil, garantir sua competitividade, adaptar escopos e testar hipóteses, aproveitar ao máximo as soluções disponíveis do mercado de tecnologia, e mergulhar de vez na transformação digital!

Wagner Mendonça, CEO da WM Sistemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.