A RTM, hub integrador de tecnologia do mercado financeiro, vai oferecer aos seus mais de 700 clientes dos segmentos financeiro e de meios de pagamento acesso a um ambiente de teste isolado, conhecido como sandbox, que simula o projeto-piloto do Real Digital (DREX). Para isso, firmou parceria com a startup BBChain, pioneira no Brasil em soluções blockchain.
O objetivo é democratizar o acesso para que todas as instituições financeiras que precisam compreender e incorporar o novo cenário da moeda digital possam testar a tecnologia de acordo com seu escopo e atuação no mercado. Os players passam a contar com um ambiente de teste equiparado com o sandbox que vem sendo testado pelos grandes consórcios participantes do piloto do Banco Central e têm a oportunidade de adquirir vantagem competitiva até que o Real Digital entre em produção no país.
"Grande parte da base de clientes da RTM, com mais de 700 instituições, já utiliza a rede Financial Net para acessar diversos provedores e, agora, também poderão, por meio desta parceria, realizar testes simulando transações em Drex em um ambiente como o do Banco Central. O passo que estamos dando agora é decisivo para nivelar o conhecimento entre o maior número possível de empresas do ecossistema financeiro nacional, com diferentes perfis, para que consigam trazer seus produtos para o Real Digital com valores que não representem barreira de entrada", explica André Mello, CEO da RTM.