Diversos restaurantes e redes de fast food norte-americanos, como Taco Bell, Dunkin 'Donuts, 7-Eleven, Quiznos e RedRobin, já oferecem aos seus consumidores uma moeda virtual na forma de créditos para uso no Facebook.
Trata-se de programa de recompensas lançado pela startup Plink, que apresenta a inovação como primeiro programa de fidelização que premia os usuários com créditos do Facebook por jantar e fazer compras em seus restaurantes e redes de fast food favoritos."
A participação no programa requer a criação de conta e fornecimento de número de cartão de crédito ou débito. A segurança, segundo a empresa, é garantida por meio de certificação VeriSign e Truste, além de criptografia de dados.
Após o registro no programa, sempre que o usuário fizer uma compra com o cartão registrado, em qualquer uma das lojas participantes, ganha créditos instantâneas em sua conta da rede social, sem que sejam necessários cupons, vales, recibos ou qualquer outro comprovante físico.
Os créditos virtuais – que em geral custam dez centavos de dólar cada — podem ser usados ??para comprar coisas em jogos sociais como Farmville, Cityville e TheSims.
Os varejistas participantes pagam à Plink uma porcentagem de cada venda e não precisam integrar POS (Point-of-Sale), emitir recibos em papel ou treinar funcionário.
A expectativa de especialistas em redes sociais é que esse tipo de programa de fidelização prolifere na web, na esteira da expansão do segmento de social games.
Segundo pesquisa recente da Juniper Research, o volume de dinheiro virtual gasto em aplicativos móveis de jogos saltará de US$ 2,1 bilhões em 2011 para US$ 4,8 bilhões em 2016.