O futuro da área de compras: conheça as principais tendências e desafios

0

O setor de compras passou por mudanças profundas nos últimos anos e enfrentou transformações que redefiniram boa parte dos aspectos do negócio. Se a função de compras típica se baseava em coletar informações sobre as necessidades dos usuários para adquirir produtos e serviços pelo menor preço, hoje ela precisa assumir uma abordagem estratégica e que agregue valor para os negócios.

Essa mudança de paradigma ocorre à medida que o setor descobre novas maneiras de aumentar a excelência e seu valor para os negócios. Com isso o sourcing estratégico para criar uma dinâmica para a cadeia de suprimentos auxilia o setor de compras a entender a importância de reduzir custos com base no Custo Total de Propriedade (TCO), além de ajudar a criar um bom relacionamento com os fornecedores.

De acordo com o estudo Avaliação de Excelência em Compras, da A.T. Kearney, as empresas precisam buscar melhorias de alto impacto e que agreguem mais valor aos negócios, indo muito além da redução de custos, mesmo que essa ainda seja um dos principais focos do setor de compras. Dessa forma, o sourcing estratégico é um processo em que a empresa permite que o setor encontre maneiras de reduzir custos, ao mesmo tempo em que agrega valor aos negócios.

Ao analisar os gastos e demanda da empresa e do mercado, o setor de compras, com essas informações, cria estratégias para cada categoria de produto ou serviço, com foco no TCO, e não apenas no preço. Com o uso de ferramentas para análise de custos, requisições e para gerenciar o relacionamento com os fornecedores, é possível automatizar o processo de compras e aumentar a lucratividade.

Um setor de compras mais inteligente

Com as técnicas desenvolvidas com o sourcing estratégico e uma nova visão sobre o gerenciamento de categorias é possível, também, rever o relacionamento com os fornecedores e criar parcerias estratégicas. Assim, com todas as transformações, o mercado exige maior agilidade para lidar com essas mudanças, mas, claro, é necessário repensar o relacionamento com os fornecedores e alinhar a cadeia de suprimentos de forma a atender a essa nova realidade.

O setor de compras deve garantir que a empresa atinja seus objetivos e metas. E também que consiga abordar uma questão importante para o negócio:  a entrega de valor para o cliente. Como, hoje, o setor tem em mãos informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes, demanda, ofertas e custos, todos esses dados devem ser usados para gerenciar esse valor e atender às necessidades e desejos dos clientes.

Fica claro que o objetivo primordial do setor de compras vai além da redução de custos e deve entender os objetivos estratégicos da empresa e buscar a melhor forma para atendê-los. E, mesmo que esses objetivos variem com o tempo, o setor de compras precisa ser flexível para se adaptar e encontrar fornecedores parceiros estratégicos para auxiliar na busca por melhores produtos, mais inovadores e com maior valor agregado.

Erick Boano, vice-presidente e fundador da COSTDRIVERS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.