A IBM anunciou nesta terça-feira (7/3) que investirá mais de US$ 22 milhões na América Latina para desenvolver soluções tradicionais e sob demanda para pequenas e médias empresas da região. A estratégia da empresa inclui desde o lançamento de soluções de infra-estrutura de TI, software e serviços, programas de financiamento através de parceiros financeiros, com foco em transações inferiores a US$ 200 mil, até a implementação de uma ferramenta de comércio eletrônico para oferecer aos clientes funcionalidades de compra on-line.
De acordo com Paulo Portela, vice-presidente de vendas para a América Latina da Unidade de Pequenas e Médias Empresas da IBM, o investimento é o reflexo das novas demandas das pequenas e médias empresas para poderem crescer. ?A IBM apostou no desenvolvimento de soluções, serviços e produtos que permitam a esse perfil de empresas cobrir essas necessidades de maneira integral e que ajudem a se transformar em companhias inovadoras que realmente possam responder de maneira ágil às mudanças do mercado.?
O investimento vem a se somar a uma série de iniciativas realizadas no ano passado na América Latina e faz parte da estratégia de crescimento da IBM no mercado das médias e pequenas empresas na região. Entre elas, Portela destaca a inauguração do primeiro centro de inovação para desenvolvedores de aplicativos (o IBM Innovation Center), com sede no Brasil, e o lançamento do Business Partner Innovation Center na Colômbia que permitiu certificar mais de 1,2 mil profissionais de parceiros de negócio.