Mulheres se sentem mais capacitadas na área de tecnologia, aponta pesquisa

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Cerca 43% das mulheres que estão no mercado de trabalho se sentem bem preparadas para competir no ambiente corporativo do futuro, de acordo com uma pesquisa mundial divulgada nesta sexta-feira (7/3) pela Accenture, consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing. O levantamento faz parte das comemoração da empresa do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Apesar disso, os resultados do estudo apontam que as profissionais dos chamados mercados emergentes, como Brasil, Índia, África do Sul e China, acreditam estar mais preparadas para o sucesso no mundo globalizado de 2011 que suas colegas dos mercados desenvolvidos. Este índice representa 68%, 63%, 61% e 52%, respectivamente.

Durante a consulta foi pedido aos entrevistados que considerassem o tema "preparo em qualificações" em seis categorias ? agilidade, responsabilidade social, qualificações globais, tecnologia, inclusão e diversidade e relacionamentos nos negócios. Dessa forma, foi possível captar a real importância dada pelos profissionais consultados a cada fator relevante para o sucesso em 2011, bem como, seu preparo naquela qualificação. Um aspecto interessante é que tanto mulheres (75%) quanto homens (73%) avaliaram tecnologia como a área em que estão mais capacitados a demonstrar melhor desempenho.

Além disso, mais de oito em cada dez mulheres (83%) disseram que estavam dispostas a aprender e usar novas tecnologias, tais como blogs ou redes sociais, para atingir sucesso no futuro. Mais de três quartos das mulheres (76%) previram um alto nível de importância para o uso dessas tecnologias, enquanto dois terços (66%) das entrevistadas disseram que acreditam que relacionamentos gerenciados a partir da tecnologia serão modificados significativamente até 2011.

A pesquisa também explorou fatores relacionados à evolução da carreira e identificou algumas diferenças entre homens e mulheres. Mais mulheres do que homens atribuíram a evolução de sua carreira à ambição e desejo de vencer (citados por 59% das mulheres e por 54% dos homens), à paixão pela carreira escolhida (42% das mulheres e 39% dos homens) e apoio da família (30% das mulheres e 26% dos homens). Por outro lado, mais homens do que mulheres citaram capacitação técnica e o desenvolvimento de relacionamentos profissionais como fatores que ajudaram na evolução de sua carreira.

Esses fatores foram citados por 59% e 33% dos homens, respectivamente, versus 47% e 29% das mulheres. Contudo, apenas 47% dos homens disseram que se sentem preparados para competir em 2011, uma percentagem um pouco maior do que os 43% de mulheres que deram a mesma resposta. Além disso, mais da metade dos entrevistados, tanto homens quanto mulheres (58% e 61%, respectivamente), disseram que ambos os sexos são igualmente eficazes no desenvolvimento de redes sociais que ajudam na evolução de suas carreiras.

Contudo, vestígios de fronteiras de gênero ainda existem: mais de um quarto (28%) dos entrevistados disseram que homens são mais eficazes que mulheres no desenvolvimento dessas redes profissionais, comparado com apenas 13% dos consultados que revelaram que mulheres são mais eficazes que homens no desenvolvimento dessas redes.

Entrevistados mais jovens responderam com maior freqüência do que mais velhos quanto à confiança no sucesso em 2011. Quase metade (49%) dos entrevistados da geração entre 26 e 35 anos de idade, e 45% dos entrevistados da geração entre 36 e 45 anos de idade disseram que se sentem preparados para o sucesso em três anos, comparado com 41% dos baby boomers, geração com 46 anos ou mais.

As mulheres citaram gênero, a necessidade de dedicar energia a crianças/família, e uma recusa em mudar de local de trabalho como os fatores que mais limitam as suas carreiras, citadas por 23%, 22% e 18% das entrevistadas, respectivamente.

No Brasil, 52% das mulheres revelaram estar preparadas para enfrentar o mundo dos negócios em 2011. Destas, 60% são pertencentes à geração entre 26 e 35 anos de idade e afirmaram sua confiança e capacitação para o mercado daqui a três anos. O Brasil figura no topo da lista dos consultados que consideram a tecnologia como fator-chave para o sucesso no mercado em 2011, ao lado da China e Índia. Quando o assunto é capacitação e relacionamento profissional, o país também se destaca como o que mais valoriza esses elementos para impulsionar a carreira em 2011.

O estudo denominado One Step Ahead of 2011: A New Horizon for Working Women (Um Passo à Frente de 2011: Um Novo Horizonte para Profissionais do Sexo Feminino) é baseado em entrevistas com mais de 4 mil profissionais, tanto homens quanto mulheres, de 17 países da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul.

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