A plataforma de comércio eletrônico MercadoLivre informou que os downloads de seus aplicativos para celulares na América Latina superaram a marca de 2 milhões, dos quais 70% foram programas para os dispositivos iPhone e Blackberry.
De acordo com a empresa, usuários de iPhones responderam por quase 40% do total de downloads, enquanto o aplicativo para Blackberry aparece como a segunda opção preferida do usuário da plataforma de e-commerce, com 30% dos arquivos baixados. Em seguida, estão os aplicativos para sistema Android e Nokia.
O diretor geral do MercadoLivre no Brasil, Helisson Lemos, considera que esses resultados confirmam que o comércio eletrônico já está sendo amplamente influenciado pela mobilidade na região e no Brasil. "Em menos de um ano, o Brasil ganhou 40 milhões de novos usuários de aparelhos celulares e, só nos dois últimos meses, registramos mais de 900 mil downloads de aplicativos do MercadoLivre", informa o diretor.
Lemes informa que a categoria de celulares e telefonia foi a líder no ranking de produtos mais vendidos no site em 2011, e que os telefones celulares já respondem por cerca de 3,5% do tráfego na plataforma do MercadoLivre. A expectativa do executivo é lançar aplicativos para Windows Phone e Playbook ainda neste primeiro semestre de 2012.