A publicidade online no Brasil, em franca expansão, superou 789 bilhões de impressões de anúncios de display em 2012 e teve como principal estrela a loja virtual de calçados e moda Dafiti, que com suas mais de 25 bilhões de impressões sagrou-se maior anunciante online do país no período.
As duas maiores categorias de conteúdo que fornecem esses anúncios são os portais e as redes sociais. Juntas, essas plataformas responderam por 45% do mercado publicitário.
As informações são do Relatório '2013 Brazil Digital Future in Focus', da comScore Ad Metrix. O levantamento, cujos principais achados serão detalhados pela empresa de medição no próximo dia 14, aponta que em 2012 o varejo virtual brasileiro aumentou em 9% o número total de visualizações de página.
À frente, entre as propriedades de retail locais, está o site Mercado Livre, com mais de 14 milhões de visitantes em dezembro de 2012.
A comScore adianta que os usuários brasileiros de internet passam 27 horas online por mês, mais que todos os demais povos latino-americanos.
A população de internautas no país é em sua maioria jovem (18% tem entre 18 e 24 anos e 30% entre 25 e 34) e passa a maior parte do tempo online (36%) em redes sociais.
Nesse segmento de sites, o Facebook é o líder absoluto. A rede criada em 2004 por Mark Zuckerberg recebeu em dezembro de 2012 quase 44 milhões de visitantes únicos no Brasil, 22% a mais que no ano anterior, segundo a comScore Media Metrix.
Alex Banks, diretor executivo da comScore para o Brasil e vice-presidente na América Latina atribui à forte ascensão das redes sociais uma mudança significativa no cenário digital brasileiro.
"À medida que esses veículos continuem a crescer, estarão promovendo novas e excitantes oportunidades para meios de publicação que querem atrair audiências e empresas que desejam alcançar consumidores", diz ele.
O estudo aborda, ainda, a expansão da internet móvel no país por meio de celualres e tablets. As visualizações de páginas em dispositivos que não são PCs aproximaram-se de 6% dos page views totais consumidos pelos brasileiros em dezembro de 2012 , um recorde segundo a comScore.
O consumo de vídeo online por brasileiros cresceu 18% em 2012 com o YouTube (Google) na liderança, mas o Facebook teve o crescimento mais rápido nessa área, de 400%.
São dados impressionantes, é um crescimento exponencial, mostrado neste Relatório '2013 Brazil Digital Future in Focus', da comScore Ad Metrix.
Seria interessante entender estes dados sob o aspecto financeiro, por sí só, e também para estabelecer correlação com a mídia tradicional.
Eduardo Buys