Como fidelizar o consumidor e aumentar as vendas no modelo D2C?

2

As novas organizações sociais e crescimento da tecnologia trouxeram siglas para o mercado de trabalho que impactaram o jeito como consumimos. Você com certeza já ouviu falar de B2B e B2C, por exemplo. Hoje, iremos falar sobre o modelo D2C de venda: onde a indústria vende diretamente ao seu consumidor final. A venda direct to consumer é importante porque diminui o número de intermediários, aumentando a conexão com os clientes pois entrega uma jornada de consumo menos complexa.

Vender diretamente para o comprador final não foi uma opção por muito tempo para os negócios. Por isso, até hoje ainda existem os intermediários, afinal de contas abrir uma loja física não é uma tarefa das mais fáceis. Contudo, com o crescimento do e-commerce, empreendedores já se arriscam em trazer o consumidor diretamente aos seus produtos, sem o intermédio. O modelo D2C, direct to consumer, vem crescendo e tomando seu lugar.

Por isso, é necessário que ele seja cada dia mais aprimorado. A seguir, trouxemos cinco dicas para aqueles que desejam expandir as vendas neste tipo de negócio.

A primeira dica é investir em um e-commerce. Uma loja virtual é, muitas vezes, mais barata que um espaço físico. Além disso, ela representa a diminuição de intermediadores entre o seu negócio e o seu comprador. O que pode representar preços mais competitivos. Para produtos novos no mercado, este é um fator a ser levado em conta. As lojas online, contudo, precisam de atenção especial: estratégias de marketing, SEO, vendas e de programação. Pesquisa, uso de dados são fatores que contribuem para um e-commerce forte, estável e que traga bons resultados em receita. Lembre-se de que no virtual a primeira impressão também é a que fica. Seu cliente deve ser impactado seja na entrada do site ou por anúncios que o façam chegar lá. Seu intermediador agora não é mais um espaço online, mas sim um buscador de pesquisa. Faça-o alavancar seu produto.

Como falamos da presença online, a segunda dica tem relação com o preparo da sua equipe. Imagine que sua estratégia de marketing digital traga o seu cliente até o seu site. Ele compra, mas resolve trocar o produto pois não o serviu ou fez o pedido errado. Após a experiência positiva, contudo, o SAC da sua loja não funciona, ele não consegue falar com seus representantes em nenhum canal. Logo após a experiência negativa, ele fala nas redes sociais sobre o ocorrido e também com outras pessoas próximas. Por isso, é necessário que o atendimento online ocorra de maneira excepcional. Invista em treinamentos, otimização de canais, sites e, claro, em um atendimento humanizado e que deixe o cliente encantado.

Outro ponto de encantamento para o cliente é a entrega. Uma Pesquisa da Capterra, divulgada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, mostrou que 73% dos consumidores espera que suas compras online sejam entregues rapidamente. No começo do negócio pode ser difícil aumentar a entrega, por isso, invista em uma rede ampla de entregadores, mini hubs espalhados pela área de entrega do seu negócio, estoques seguros e organizados, processos bem desenhados e automatizados.

De igual modo, é preciso investir em muita pesquisa. Uma orientação clássica, porém que funciona, é estude seu mercado, concorrente, aprenda novas práticas e métodos. Uma alternativa que trará muitos frutos é investir em consultas de tendências. O que acontece nos maiores centros comerciais do mundo e pode servir ao meu negócio? Contrate consultores e trace planos para estudar e implementar novos cenários e deixar o seu empreendimento inovador.

Por último, aquele clichê que garante o êxito maior: tenha um produto de qualidade. Faça investimentos em melhoria e principalmente em sustentabilidade. Uma pesquisa do Instituto Akatu mostra que sete em cada dez consumidores se sente influenciado a investir seu dinheiro na compra de itens sustentáveis. Mais do que uma tendência momentânea, é a consolidação de que pensar no futuro é uma resposta para ter um bom presente. Traga isto para seu produto e além de ajudar o planeta, alavanque suas vendas com boas práticas.

Estas foram algumas sugestões para mostrar que o D2C veio para ficar. O direct to consumer não é somente sobre diminuir o número de intermediários, mas também sobre ser multicanais e aumentar a sua margem de vendas. Já que agora o custo com revendedores, frete, avarias diminui. Logo, é preciso muito investimento e segurança neste modelo para garantir um bom número de vendas e sucesso absoluto do negócio.

Edson Gagliardi, CEO da Maeztra.

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente conteúdo Edson. Não é fácil encontrar um conteúdo de qualidade como esse. A internet está cheia dos que se dizem expert, mas geralmente seus conteúdos são vagos irrelevantes. Obrigado por artigos que nos inspiram e contribui para o nosso crescimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.