Número de incidentes na web cresce 91% no 1º trimestre

0

O número de notificações de incidentes na internet foi de aproximadamente 218 mil no primeiro trimestre, um crescimento expressivo de 91% na comparação com os últimos três meses de 2008, de acordo com dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), um dos serviços oferecidos pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
As notificações de fraude atingiram 173.563 no período que vai de janeiro a março, correspondendo a uma alta de 97% em relação ao último trimestre de 2008.
Segundo o Cert.br, o aumento nos números se deve às notificações de quebra de direitos autorais por causa da distribuição de material em redes do tipo ponto a ponto (P2P). Neste trimestre, esse tipo de notificação chegou a 166.717, número 108% superior em relação aos últimos três meses de 2008.
Para Cristine Hoepers, analista de segurança do Cert.br, a expansão do número de usuários de internet e a maior conectividade entre eles criaram um cenário perfeito para que os incidentes de segurança on-line aumentassem.
Os argumentos da analista são baseados numa outra pesquisa, feita pelo Centro de Estudo sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (Cetic.br), divulgada no ano passado, a qual mostra que os usuários de programas conectados a redes P2P não consideram as trocas de arquivos como downloads. Eles acham que só é download se o arquivo for baixado via navegador.
A pesquisa mostra ainda que nos primeiros três meses deste ano o número de páginas falsas de bancos e comércio eletrônico cresceu 19%, enquanto o aumento do número notificações sobre páginas falsas de bancos brasileiros foi de 24% em relação ao quarto trimestre de 2008 e de 225%, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Também foi registrado um aumento de 34% relação ao trimestre anterior nos ataques que exploram vulnerabilidades em aplicações web, como hospedagens de cavalos de tróia e páginas falsas. Na comparação com o mesmo período de 2008 o crescimento foi de 14%.
Por outro lado, as notificações sobre cavalos-de-Tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, caíram 20% tanto em relação ao último trimestre de 2008 quanto no mesmo período de 2008 e os avisos referentes a varreduras chegaram a 11,6 mil, uma diminuição de 8% se comparado com o último trimestre de 2008 e um aumento de 39% em relação ao primeiro trimestre daquele ano.
Os comunicados de atividades relacionadas à propagação de worms totalizaram 31.045, número 150% superior na comparação com o último trimestre de 2008 e de 291% em relação ao mesmo período de 2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.