Projetos de inclusão amenizam queda nas vendas de PCs

0

As vendas de PCs no mercado brasileiro recuaram cerca de 10% no primeiro trimestre em relação a igual período do ano passado, mesmo com a recuperação das vendas em março, segundo dados preliminares de estudo da IT Data, empresa brasileira de pesquisa, estudos de mercado e consultoria.
Ela avalia que queda seria ainda maior se não fossem as iniciativas de inclusão digital que estão sendo realizadas pelo poder público, incluindo tanto o governo federal quanto o estadual e o municipal, para a compra de computadores destinados à área educacional.
Segundo a IT Data, uma das iniciativas mais relevantes é a do "Notebook do Professor", programa do governo de Pernambuco que fornece notebooks com preços 30% abaixo do mercado para 26 mil professores da região. A consultoria avalia que o programa foi interessante porque deu oportunidade para empresas locais, como N3 e Zmax, de participarem da concorrência. Na região Nordeste, apenas 14% dos domicílios possuem um PC e a participação de notebook é mínima.
Já o governo do estado de São Paulo lançou o seu próprio programa, por meio do qual 84,2 mil professores se cadastraram e começaram a receber as primeiras unidades em março. A licitação foi vencida pela Positivo.
"O importante não é apenas o notebook", ressalta Álvaro Leal, consultor da IT Data. "Os softwares que estão indo para os professores foram configurados para ajudar na sua qualificação e na melhoraria de seu desempenho", frisou.
De acordo com a consuloria, outros estados estão estudando a repetição do modelo de Pernambuco e São Paulo. Um dos principais objetivos do programa não é simplesmente prover máquinas baratas, mas fazer a ponte para "conectar" os diversos programas das Secretarias de Educação focados no ensino on-line e aprimoramento da qualificação dos docentes.
Além destes, outros programas voltados à educação como o "Um Computador por Aluno", que prevê a compra de 150 mil laptops para serem distribuídos em 300 escolas públicas, e os projetos de compras PCs para laboratórios de informáticas que serão virtualizados em escolas públicas rurais e urbanas, são importantes para os fabricantes de PCs fazerem à desaceleração econômica no país e evitarem quedas abruptas nas vendas.
A previsão da IT Data é que as vendas no mercado de PCs cairão 8% neste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.