A Brasil Telecom vai implementar uma rede WCDMA/HSPA e instalar o IP Multimedia Subsystem (IMS) visando aumentar a capacidade da sua rede e o gerenciamento cada vez maior do tráfego, facilitando a introdução de avançados serviços banda larga e multimídia.
As soluções serão fornecidas pela Ericsson, inicialmente nos estados de Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A operadora vai adotar a solução Mobile-PBN, da rede core 2G/3G, baseada no portfólio Redback da Ericsson, que oferece transporte IP com qualidade e também permite a introdução rápida e confiável de novos serviços multimídia de alta qualidade.
De acordo com o contrato, a Ericsson será, ainda, a responsável pela implementação da rede, integração de sistemas, treinamento e suporte de serviços. ?Esse contrato marca um grande avanço em direção a uma rede inteiramente IP e reconhece a força da nossa parceria. A capacidade local da Ericsson para produção e implementação de equipamentos permite aumentar a capacidade da rede e aumentar a nossa liderança no mercado de banda larga, oferecendo acesso transparente à nossa linha de serviços banda larga num curto espaço de tempo?, diz Francisco Santiago, vice-presidente da Brasil Telecom.
Segundo ele, o IMS transformará as redes da Brasil Telecom em um ambiente de serviços unificado para a implementação eficiente de novos aplicativos multimídia de voz, dados, áudio e vídeo em múltiplas redes.