Relatório sobre fusões será votado junto com audiência da compra da BrT pela Oi

0

A Comissão Especial do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Defesa da Concorrência se reuniu nesta quarta-feira (7/5), a portas fechadas, no gabinete da liderança do governo na Câmara dos Deputados e adiou novamente a apresentação do parecer aos projetos de lei 3937/04 e 5877/05 por falta de acordo sobre o relatório final. O objetivo das propostas é tornar o sistema mais seletivo na análise de fusões e aquisições e mais rigoroso no combate a cartéis.

O projeto 3937/04 redefine as condutas potencialmente anticompetitivas previstas no artigo 21 da Lei de Defesa da Concorrência, modifica e detalha as penas por infrações à ordem econômica.

Para o autor da matéria, deputado Carlos Eduardo Cadoca, algumas infrações enumeradas no artigo 21 da Lei 8884/94 são definidas de maneira ambígua ou não podem ser consideradas efetivamente condutas anticompetitivas. "Isso acarreta insegurança jurídica quanto à interpretação adequada das previsões legais e abre espaço para a aplicação incorreta da legislação antitruste", argumenta.

O relator dos projetos, deputado Ciro Gomes (PSB-CE), informou que a reunião desta tarde serviu para "aparar arestas" no texto. "Avançamos muito hoje", disse. O Cade se reunirá na próxima terça-feira (13/5) para finalizar o acordo sobre o relatório a ser apresentado. A expectativa do relator é que o texto seja votado na quarta-feira (14/5).

A votação do relatório acontecerá no mesmo dia em que a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática fará audiência pública para discutir a compra da Brasil Telecom pela Oi, que ainda depende de autorização da Anatel e de mudanças nas regras de fusão e aquisição de empresas, debatidas pelo Cade.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.